A BYD anunciou nesta quarta-feira (24) o novo Tan, o carro mais potente e caro da marca à venda no Brasil. Importado da China, o SUV de sete lugares 100% elétrico chega por R$ 536.800 , um aumento de R$ 6.910 em relação ao modelo anterior. Apesar do preço mais elevado, o carro chega com um visual renovado, trazendo a nova identidade visual da marca, além de torque e bateria maiores e uma lista de equipamentos mais recheada.
O SUV chinês é o modelo mais completo da marca no país e muitos podem nem lembram da sua existência, porém, ele foi o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil , em março de 2022.
VISUAL E INTERIOR
A principal mudança está na dianteira, que adotou a nova identidade visual da marca, com novos para-choques e uma grade de tamanho reduzido para seguir as mesmas linhas do Song Plus e Yuan Plus . Os faróis mantiveram o mesmo formato, mas agora apresentam uma nova assinatura em LED.
Na traseira, as lanternas em LED permanecem acesas, invadindo a tampa do porta-malas, enquanto o para-choque traseiro recebeu novos elementos em preto brilhante nas laterais.
No interior, o volante substitui o logo em azul pelo novo emblema que mostra as três letras. Além disso, os sistemas de software foram atualizados com as novas tecnologias da marca. Outras novidades incluem aquecimento e massagem nos bancos dianteiros e aquecimento no volante. O painel de instrumentos de 12,3" e multimídia giratória de 15,6" permanecem os mesms, apenas com o software atualizado. Houve também a implementação do HUD (head-up display).
MOTORIZAÇÃO
A bateria do SUV recebeu uma pequena melhoria que faz diferença no dia a dia. A capacidade aumentou de 86,4 kWh para 108,8 kWh , uma melhoria de 20%. Isso resultou em um torque ligeiramente maior, passando de 69,3 kgfm para 71,3 kgfm .
A potência permanece em 517 cv , como no modelo anterior. No entanto, devido à bateria maior e aos novos elementos no veículo, o tempo de 0 a 100 km/h foi minimamente afetado, passando de 4,4 segundos para 4,9 segundos, já que o veículo ganhou 151 kg, pesando agora 2.630 kg. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h.
A autonomia foi claramente afetada devido a bateria maior, com um ganho de 120 km a mais. O Inmetro divulga 430 km , mas a marca afirma ter alcançado até 600 km com uma única carga. A tração é integral nas quatros rodas.
SEGURANÇA
A segurança também recebeu melhorias, com o veículo agora utilizando 77,4% de aços de alta resistência. Os freios seguem sendo fornecidos pela Brembo , que fornece equipamento para veículos esportivos, como o Ford Mustang .
A grande novidade é a suspensão inteligente chamada DisuS-C, a mesma usada no SUV Yangwang U8 . No entanto, o Tan não é capaz de "dançar" e "pular" como seu colega vendido do outro lado do mundo.
A suspensão inteligente do BYD Tan detecta rapidamente situações que exigem ajustes, gerando uma direção mais suave e segura. Em ambientes urbanos, ela se torna mais macia para oferecer mais conforto, enquanto em acelerações mais fortes, o condutor pode alterar o sistema pelo multimídia para uma suspensão mais rígida, garantindo maior segurança.
Em termos de dimensões, o Tan oferece 4,97 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,74 m de altura (15 cm em relação ao solo) e entre-eixos de 2,82 m. O porta-malas sem os bancos da terceira fileira é de 940 litros , com eles expostos, o espaço é reduzido para 235 litros .
O BYD TAN possui concorrentes de peso como o Mercedes-Benz GLB , Land Rover Discovery Sport , Audi Q7 e Q8 e-tron e Volvo XC90 , mas supera os rivais no desempenho e também no preço.