A BMW está gradualmente trazendo o modelo Série 5 ao mercado, já tendo apresentado a versão elétrica I5 e a híbrida 530 e. Agora, nesta quarta-feira (26), a montadora alemã revelou a nova geração do M5 (G90) , a versão mais potente e esportiva do sedã, que chega pela primeira vez como híbrido, com impressionantes 727 cv e 101 kgfm de torque.
A nova identidade visual da BMW está presente no M5 , que exibe um design agressivo e musculoso. A dianteira conta com faróis LED afilados e a famosa grade "duplo rim". As rodas esportivas de 20 polegadas na dianteira e 22 polegadas na traseira, junto com as duplas ponteiras de escape e as lanternas traseiras 100% em LED que se estendem até o porta-malas, enfatiza a esportividade do veículo.
Sendo um híbrido plug-in, o M5 combina um motor V8 4.4 biturbo de 585 cv e 76,4 kgfm de torque com um motor elétrico de 197 cv e 45,8 kgfm de torque, resultando em um total de 727 cv e 101,9 kgfm de torque. O câmbio é o M Steptronic de oito velocidades, e o sistema de tração pode ser ajustado entre 4WD Sport, com mais peso na traseira, ou 2WD, enviando toda a potência para as rodas traseiras.
O M5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 10,9 segundos. Em comparação, o Porsche 911 Carrera GTS , que custa R$ 1,28 milhões, faz o mesmo em 11,6 segundos. A velocidade máxima do M5 é de 305 km/h, mas o condutor pode limitar a velocidade conforme desejar.
Apesar dessas especificações, o novo M5 é ligeiramente mais lento que o antigo M5 CS, que fazia de 0 a 100 km/h em 3 segundos. A bateria do M5 possui 18,6 kWh, proporcionando uma autonomia de 67 a 69 km no ciclo europeu (WLTP), com carregamento AC de até 7,4 kWh. A BMW chama esse sistema de M Hybrid.
Os modos de condução disponíveis são: Híbrido, Elétrico, eControl, Dynamic e Dynamic Plus. O interior do M5, semelhante aos modelos híbridos e elétricos da BMW, destaca-se pela esportividade, com um novo volante e os botões M1 e M2 em vermelho, que permitem ao condutor pré-definir diversos sistemas do carro. O painel de instrumentos tem 12,3 polegadas e a central multimídia possui 14,9 polegadas.
Outros destaques do interior incluem luzes distribuídas pelo veículo, o "BMW Interaction Bar", ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros aquecidos, teto solar panorâmico e sistema de som Bowers & Wilkins com 18 alto-falantes.
O BMW M5 será produzido na fábrica da marca em Dingolfing, na Alemanha, com início de produção em julho. O lançamento mundial está previsto para novembro, junto com o BMW M5 Touring , a versão peru , que já foi flagrada camuflada na Alemanha. Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, espera-se que o M5 também chegue ao mercado brasileiro.
VEJA MAIS FOTOS DO BMW M5