![Audi RS4: Perua do Salão do Automóvel 2018 poderá ser uma boa pedida para quem quiser doses de adrenalina e tecnologia Audi RS4: Perua do Salão do Automóvel 2018 poderá ser uma boa pedida para quem quiser doses de adrenalina e tecnologia](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/47/9y/am/479yamh5lypmfsrop4wbsacz1.jpg)
O novo Audi RS4 Avant será um dos destaques no Salão do Automóvel 2018, entre 8 e 18 de novembro, ao lado de outras novidades como os novos A6, A7 Sportback, A8 e RS7. Entre os itens que chegam, os destaques vão para a enormes grade e entradas de ar na dianteira, bem como os faróis de LEDs Matrix, que modulam a intensidade e alcance do facho de acordo com a velocidade do carro. Atrás, além das lanternas em LED, estão os difusores de ar na parte superior da tampa do porta-malas e sob o para-choque. A estrutura feita de fibra de carbono emoldura as duas ponteiras ovais do escapamento, posicionadas nas extremidades da carroceria.
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Enquanto isso, nas laterais, chamam a atenção os arcos das rodas mais largos. De série, o esportivo do Salão do Automóvel 2018
vem com pneus 275/30 e rodas de 20 polegadas, da melhor configuração que existe para o carro — ante o opcional mais em conta de 265/35 R19 encontrado no exterior — e retrovisores de fibra de carbono. O uso intensivo de materiais leves na construção permitiu uma redução de 80 kg no peso total do carro (1.790 kg).
Com o objetivo de proporcionar melhor eficiência (cerca de 17% mais econômico, segundo a Audi), além de também reduzir o peso ainda mais (31 kg mais leve que o motor V8 anterior), o seu motor é o mesmo V6 do Audi SQ5, além das versões de entrada do Porsche Panamera e Cayenne. Entretanto, conta com a mesma potência do 4.2 V8 biturbo da geração anterior da perua, os 450 cv e 60 kgfm. Os dois turbos ficam posicionados no meio do motor, montados a 90º entre as bancadas de cilindros, e têm pressão de 1,5 bar.
O segredo, de acordo com a Audi, é creditado aos sistemas de injeção direta de gasolina, de abertura variável das válvulas e de gerenciamento térmico, que tem circuitos separados de refrigeração e modula o arrefecimento do motor de acordo com o regime de aceleração.
O câmbio é automático de oito marchas, com opção de trocas manuais por meio de uma pequena alavanca no console ou hastes atrás do volante. A tração, permanente nas quatro rodas, distribui 40% da força para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro. Dependendo da situação (curvas muito rápidas, por exemplo), o sistema pode enviar até 70% de torque para as rodas da frente e 85% para as de trás.
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Com esse conjunto o novo Audi RS4 Avant pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e chegar aos 250 km/h, de acordo com dados da Audi. A velocidade máxima é limitada eletronicamente, mas opcionalmente é possível desbloquear o sistema para chegar aos 280 km/h. Em decorrência da grande potência, vem de série com discos de freio ventilados nas rodas dianteiras e perfurados nas traseiras — os de carbono-cerâmica na dianteira são opcionais.
Independentemente da situação, um ótimo aliado do motorista é o Dynamic Raid Control, que atua nos amortecedores para manter a carroceria sempre nivelada. O resultado que se obtém é a dianteira não levantar em acelerações bruscas e nem mergulha em frenagens de emergência. O dispositivo promete ser muito eficiente também em curvas feitas no limite de aderência.
Tecnologia da família RS no Salão do Automóvel 2018
![Interior do Audi RS4, que poderá ser avaliado pelos visitantes do Salão do Automóvel 2018 Interior do Audi RS4, que poderá ser avaliado pelos visitantes do Salão do Automóvel 2018](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cp/fz/vx/cpfzvxurp5595wy97gvcsyu4y.jpg)
Assim como em outros RS, dá para escolher entre quatro modos de condução, do econômico ao individual. Neste, o motorista pode programar suas preferências de respostas de câmbio, acelerador e suspensão (7 mm mais baixa que a da Avant convencional), por exemplo. O ajuste é feito por meio de um seletor no painel, localizado logo abaixo do controle de temperatura do ar-condicionado do lado do motorista e próximo ao botão de partida do motor.
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No modo esportivo, as mudanças de marcha se tornam mais rápidas e são acompanhadas de estampidos vindos dos escapamentos. A direção fica mais firme, assim como a suspensão. Entre outros atributos esportivos, seu interior conta com bancos elétricos com memória, revestidos de couro alcântara e com largas abas. Seu acabamento, de tom escuro, contrasta entre os diferentes materiais, como fibra de carbono, metal escovado e couro. Graças ao aumento do entre-eixos (13 mm) e da altura do teto (11 mm), a perua promete mais comodidade.
Partindo para os equipamentos, o painel da perua esportiva é totalmente digital e configurável. Trata-se do mesmo quadro que estreou na atual geração do TT RS e vem sendo gradativamente incorporado aos demais modelos da marca alemã. O sistema de entretenimento inclui um touch-pad por meio do qual é possível, por exemplo, escrever com os dedos o destino desejado no navegador GPS. O dispositivo é compatível com as plataformas Android Auto e Apple Car Play.
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O som, da marca Bang & Olufsen, tem 755 watts de potência. São 19 alto-falantes e dois subwoofers que permitem ouvir música a bordo sem distorções. Há também vários recursos de segurança que poderão ser analisados pessoalmente pelos visitantes do Salão do Automóvel 2018 , como detectores de obstáculos e câmeras na dianteira e traseira, frenagem automática de emergência, manutenção da distância do veículo à frente e da posição do carro na faixa de rolamento e outros.