Renault Sandero R.S. muda pouco e fica mais caro na linha 2020. Parte de R$ 69.690, já com as belas rodas de aro 17
Cauê Lira/iG Carros
Renault Sandero R.S. muda pouco e fica mais caro na linha 2020. Parte de R$ 69.690, já com as belas rodas de aro 17

Antes de começar, gostaria de dizer que não sou grande fã do Sandero. Até aprecio o espaço interno quando peço uma corrida por aplicativo, mas a direção eletro-hidráulica poderia ser mais leve nas manobras. Além disso, a trambulação do câmbio (com engates longos e imprecisos) é outro ponto que desagrada. Mas o que faria alguém que gosta de carro desejar um Sandero em sua garagem? Bem, a resposta atende pela sigla R.S.

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O Renault Sandero R.S . mudou pouco em relação ao modelo que chegou ao mercado no final de 2015 - é como visitar um velho amigo. Já tive a oportunidade de usar o hatch como daily car , além de acelerar nos autódromos de Interlagos e Velo Città. Sendo um modelo estritamente familiar para mim, agradeci pelo fato dos engenheiros nem terem alterado a mecânica.

Bem, vamos começar pelos “pecados” que a Renault cometeu no modelo 2020, se é que podem ser classificados dessa forma. Para começar, a dianteira é exatamente igual ao antigo face-lift - sem os faróis com acentuações em LED que são itens de série no hatch convencional. O R.S.também não ganhou o novo volante que equipa a linha Sandero, Logan e Stepway. A marca não comenta, mas as alterações não fariam sentido pelo volume de vendas.

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Entretanto, o novo sistema Media Nav Evolution com Android Auto e Apple CarPlay deixou o veículo mais conectado, contando com as funções de espelhamento de tela para celulares. É só colocar o endereço do autódromo e seguir caminho. Os controles de áudio continuam como apêndice na coluna de direção (não gosto, mas já acostumei).

Assuntos do coração

Logo de cara, dá para notar que o casamento com o motor 2.0, de 150 cv, com o câmbio de seis marchas é dos mais felizes. A transmissão consegue extrair o que há de melhor no Sandero, ainda mais com a boa relação peso/potência de 7,7 kg/cv. Os engates curtos e precisos ajudam a desenvolver o torque (quase 21 kgfm a 4.000 rpm), fazendo com que o R.S. fique bem esperto na cidade.

Por conta do acerto esportivo do câmbio, adquiri o costume de passar da primeira marcha diretamente para a terceira durante meus trajetos urbanos. Da mesma forma, pulava para a quinta nas vias com limite de velocidade em 60 km/h ou superior. Vale lembrar que a caixa de seis marchas do R.S., de seis marchas, não é a mesma das demais versões do hatch. A do esportivo tem origem Nissan.

Garganta seca

De acordo com o Inmetro, o Sandero R.S, pode marcar 9,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com gasolina. Como o modelo que a Renault emprestou estava com o tanque cheio de etanol, aferiu 6,9 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol - marcas que são aceitáveis para um esportivo de verdade. 

Na comparação com o Sandero convencional, o R.S. é praticamente outro carro. Ele traz molas que são 92% mais rígidas na dianteira e 10% na traseira. Os amortecedores têm buchas de poliuretano e ângulo de cáster mais fechado. Dessa forma, o hot-hatch topa qualquer tipo de desafio nas curvas.

Gostinho de “quero um”

O motor 2.0 do Renault Sandero R.S. é o mesmo do SUV compacto Duster - porém, com mais pimenta
Divulgação
O motor 2.0 do Renault Sandero R.S. é o mesmo do SUV compacto Duster - porém, com mais pimenta

Há uma tecla no painel para desligar o controle de estabilidade e deixar o hatch mais “solto” - como fiquei 100% do tempo na cidade, não foi utilizada. Para saber como ele anda na pista, recomendamos que você confira as nossas impressões do novo R.S.no Autódromo Velo Cittá, clicando aqui .

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Conclusão

O Renault Sandero R.S . encareceu, saltando de R$ 62.510 para R$ 69.990 no modelo 2020. Neste país em que os carros estão cada vez mais caros, o esportivo continua sendo um dos únicos modelos que realmente fazem valer cada centavo. Se você busca um carro com essa proposta nesta faixa de preço, invista sem medo.

Você viu?

Motor:  2.0, quatro cilindros, flex

Potência:  150 cv (E) / 145 cv (G) a 5.750 rpm

Torque:  20,9 kgfm (E) / 20,2 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Manual, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)

Pneus:  195/55 R16 (205/45R 17 opcional)

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 320 litros 

Consumo gasolina: 9,9 km/l (cidade) / 11,1 km/l (estrada)

Consumo etanol: 6,9 km/l  (cidade)/ 7,7 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 8 segundos

Velocidade máxima:  202 km/h

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