A BYD é a maior fabricante no mercado chinês em termos de volume de vendas. Recentemente, adotou uma política de expansão por todo o mundo e a América Latina não poderia ficar de fora.
A divisão automotiva da BYD está presente no México, Colômbia, Costa Rica e Brasil, o mais recente lançamento da marca na região, o Dolphin , foi revelado na Colômbia.
O Dolphin é um compacto exclusivamente elétrico que mede 4,13 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 de altura e entre-eixos de 2,7 metros, e 345 litros de volume do porta-malas números que o aproximam do recém lançado Chevrolet Bolt e Renault Zoe .
O Dolphin conta com um motor elétrico de 94 cv de potência e baterias do tipo Blade, tradicionais da BYD, com 44,9 kW de capacidade e alcance de 400 km com uma carga completa.
O interior conta com uma tela de 5 polegadas para o painel de instrumentos e uma de 12,8” no centro do veículo que comanda o sistema multimídia. A tela maior é rotativa e sensível ao toque.
O Dolphin faz parte da linha chamada de “Ocean Family”, e seu nome “golfinho” também faz alusão aos mares. Os veículos desta linha, que ainda conta com Atto 3 e Seal (foca) tem o interior desenhado de forma mais arredondada, para lembrar as ondas do mar.
O compacto conta com ar-condicionado automático , 6 airbags e controles de tração, estabilidade, de cruzeiro, volante multifuncional, assistente de partida em rampa e câmera de ré.
A direção conta com assistência elétrica , a suspensão é do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, e o modelo ainda conta discos de freios ventilados na quatro rodas, com ABS e EBD.
Como é padrão em carros elétricos, o Dolphin possui freios regenerativos em dois níveis.
Disponível em versão única, o modelo chegará na Colômbia pelo equivalente a R$ 171.200, entretanto, se o Dolphin desembarcar no Brasil, deverá ser mais caro.
Outros modelos da BYD como o Han e o Song Plus são vendidos nos dois países, e são mais em conta no mercado vizinho.
Não há confirmação oficial da BYD sobre lançamento do Dolphin por aqui, mas o irmão de plataforma Atto 3 já foi flagrado em testes .
Hoje, a linha da BYD no Brasil conta com os elétricos Han e Tan , sedã e SUV, respectivamente, o SUV híbrido Song Plus , e o D1 , modelo elétrico desenvolvido para transporte de passageiros.