Segundo o especialista da Tupinambá, é possível recorrer ao mercado de peças usadas com procedência para reparação da bateria
Reprodução
Segundo o especialista da Tupinambá, é possível recorrer ao mercado de peças usadas com procedência para reparação da bateria

Hoje, apesar das fabricantes darem a garantia de oito anos ou de 150 mil a 160 mil km, a longevidade das baterias é muito maior, em torno de 15 a 20 anos. Segundo o corporate affairs (Assuntos Corporativos) da Tupinambá Energia, Clemente Gauer , já tem alguns veículos como os primeiros Tesla Model S , o  Mitsubishi i-MiEV - inclusive com uma unidade no Brasil - com praticamente 13 anos sem problemas. Então, podemos entender que, na pior das circunstâncias, como um acidente leve, por exemplo, todas as baterias dos elétricos à venda no Brasil podem ser reparadas substituindo só o módulo de células , preservando o pacote inteiro delas.


Como a de um celular, a bateria de um carro também perde força , mas essa força é diferente, pois ela tem um sistema de controle de recarga que nunca usa 100% de sua capacidade . Geralmente, se reserva algum percentual para atenuar a degradação da bateria. Nesse sentido, não percebemos, por exemplo, a falta de torque ou potência quando a carga está para acabar. Só para exemplificar melhor, com um ciclo de carga, roda-se entre 300 e 600 km e, dificilmente, alguém vai carregar com a mesma intensidade que a de um smartphone, onde se costuma recarregar diariamente um ciclo total. 


Ainda de acordo com Gauer, enquanto 300 ciclos em um celular são, aproximadamente, um ano de uso, 300 ciclos de carga em um carro, são de 90 a 180 mil km rodados conforme o modelo. Nos carros, as baterias possuem uma vida estimada em mais de 1.000 ciclos de descarga e recarga , ou seja, são construídas para superarem a vida do veículo. 


Falando em custos, caso tenha de trocar todo o pacote de baterias, o valor é de 50% do valor do carro (fora da garantia), mas o mais comum é o reparo, como mencionado. O orçamento é similar ao de um veículo a combustão, entre R$ 5 mil e R$ 25 mil . Também é possível recorrer ao mercado de peças usadas com procedência para efetuar a reparação.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!