Ioniq 5 N promete sensação de carro a combustão com câmbio de dupla embregem
Divulgação/Hyundai
Ioniq 5 N promete sensação de carro a combustão com câmbio de dupla embregem

A Hyundai aproveitou o festival da velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para apresentar a mais nova versão do seu hatchback elétrico Ioniq 5 . Se o visual retrô , mas ao mesmo tempo futurista , não é cativante o suficiente, que tal 650 cv e 78,3 kgfm de torque?

Apresentado na cor “ Performance Blue ”, já tradicional dos esportivos da divisão esportiva N da marca sul-coreana, o Ioniq 5 N traz duas opções de potência. Os já citados 650 cv só estão disponíveis por 10 segundos , no que a marca chama de “ N Grin Boost ”. 

Uma versão similar já é oferecida em diversos carros “tradicionais”, como no caso da Volkswagen Amarok . Por um determinado limite de tempo, o motor produz uma cavalaria extra. 

Nesse modo, o Ioniq 5 N leva 3,4 segundos para ir de zero a 100 km/h . 0,1 segundo mais rápido do que no modo “normal”, que gera 600 cv e 75 kgfm de torque , números que continuam a ser ótimos, fazendo inveja a muito superesportivo por aí.

Ioniq 5 é o primeiro carro 100% elétrico desenvolvido pela divisão N da Hyundai
Divulgação/Hyundai
Ioniq 5 é o primeiro carro 100% elétrico desenvolvido pela divisão N da Hyundai

Segundo a Hyundai , a versão não é só a respeito de baterias maiores e motores mais potentes. Os sul-coreanos afirmam que o Ioniq 5 N está mais baixo e mais largo que o modelo tradicional e também ganhou novas rodas de 21 polegadas . A suspensão adaptativa também foi retrabalhada, e todas essas modificações melhoraram o comportamento dinâmico, de acordo com a marca, apesar das baterias serem maiores e mais pesadas.

O para-choque dianteiro está 2,5 cm mais largo , enquanto o traseiro aumentou 5,5 cm . O modelo ainda ganhou refletores de ar para ajudar a melhorar a refrigeração do sistema de freios . O aerofólio também chama atenção com o desenho recortado. 

Volante e bancos são novos e foram pensados para passar sensação de esportividade na condução
Divulgação/Hyundai
Volante e bancos são novos e foram pensados para passar sensação de esportividade na condução

No interior, o acabamento claro da versão tradicional deu lugar ao preto para passar um visual esportivo. A novidade também recebeu bancos do tipo concha que podem ser revestidos em tecido, couro ou “alcantara ecológica” e couro. O volante agora conta com três raios e comandos para selecionar o modo de condução. O modo N Grin Boost é acessado rapidamente pela tecla “ NGB ”.

O sistema de direção e tração foi retrabalhado para permitir uma sensação melhor ao motorista, mas a principal novidade é o “ e-shift ”, que permite que o carro se comporte como um modelo equipado com uma transmissão de múltiplas velocidades. O sistema é programado para simular o câmbio de dupla embreagem da marca e oferece oito “velocidades” e até interrompe a entrega de torque a cada mudança de marcha , com o freio regenerativo trabalhado para simular um freio motor bem forte.

Hyundai Ioniq 5 N foi desenvolvido no circuito alemão de Nürburgring
Divulgação/Hyundai
Hyundai Ioniq 5 N foi desenvolvido no circuito alemão de Nürburgring

Por falar em simulação, o Ioniq 5 N também é equipado com o “ Som Ativo N ” que consiste em uma trilha sonora de motor a combustão sincronizada com a velocidade do veículo. O sistema ainda oferece dois sons “futuristas”, sendo um deles inspirado por jatos , no modo batizado de “ supersônico ”.

A Hyundai não anunciou quando as vendas da versão serão iniciadas, nem os preços pedidos. Inclusive, o Ioniq 5 pode desembarcar no Brasil em breve , mas a versão N não deve nem ser especulada para cá.


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