Novo SUV da Renault é baseado no Sandero Stepway europeu
Reprodução - AutoWeek
Novo SUV da Renault é baseado no Sandero Stepway europeu

Avançando seus esforços para a eletrificação , a Renault anunciou que irá produzir carros com motorização híbrida na Índia . Segundo a imprensa local, esses propulsores chegariam para substituir os motores a diesel que a marca oferta por lá. 

A estratégia de eletrificação na Índia deve seguir os mesmos passos do Brasil , já que o primeiro passo será a comercialização do Kwid elétrico , que é esperado para a Índia entre o final de 2024 e início de 2025, enquanto no Brasil, o lançamento do veículo ocorreu em abril do ano passado .

A produção local de plataformas híbridas é importante, já que reduz os custos dos veículos , assim como ocorre na indústria brasileira.

Linha de montagem do Renault Kwid em São José dos Pinhais - PR
Maurício Campelo
Linha de montagem do Renault Kwid em São José dos Pinhais - PR

Segundo o CEO da Renault indiana, Venkatram Mamillapalle, a fabricante vai oferecer opções de automóveis mais econômicos e verdes - no sentido de emissão de poluentes:

“Temos motores aspirados e turbinados a gasolina, temos uma gama de veículos elétricos e até motores prontos para funcionar com etanol e ainda teremos híbridos plug-ins e híbridos convencionais para o mercado indiano”, declarou.“Estamos procurando formas de localizar os nossos híbridos convencionais e plug-in para certificar que são produtos competitivos”, concluiu Mamillapalle.

Kwid foi introduzido na Índia e depois modificado para o mercado brasileiro
Divulgação
Kwid foi introduzido na Índia e depois modificado para o mercado brasileiro

Segundo a mídia indiana, a Renault irá apostar na gama de motores E-Tech , que são capazes de entregar potência combinada de 145 cv ou 160 cv,  e contam com um motor elétrico de 49 cv e um gerador de 24 cv que substitui o alternador, funcionando em conjunto com o motor 1.6 de quatro cilindros e 94 cv de potência .

Portanto, a estratégia da Renault na Índia será exatamente a mesma adotada no Brasil, que terá um novo  SUV com motorização turbo e também opção híbrida convencional. Segundo o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, o novo carro chegará no começo de 2024 , e a produção da nova motorização só foi possível por causa dos investimentos realizados na fábrica brasileira .

Entretanto, ainda não há a confirmação de uma opção plug-in para os híbridos da Renault no Brasil. Essa variante só deve ser oferecida na próxima geração do Duster , esperada para chegar em 2025.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!