Celebrando 30 anos de atuação no país e 450 mil veículos vendido s, o grupo Gandini, representante da Kia no Brasil confirmou a importação de mais dois modelos 100% elétricos , a versão 100% elétrica do Kia Niro , já disponível com motorização híbrida , e o recém revelado Kia EV9 , SUV de sete lugares .
Segundo José Luiz Gandini , representante da marca sul-coreana, os novos modelos já foram embarcados e estão a caminho do Brasil para homologação, que nas palavras do executivo, é mais rápida que a dos modelos a combustão ou híbridos.
A expectativa é que as vendas do EV9 comecem ainda este ano, ou no mais tardar, no início de 2024 , dependendo apenas da homologação do SUV de sete lugares . Essa situação também se aplica para o Niro EV .
O EV9
mede 5 metros de comprimento
, 1,78m de altura, 1,98 m de largura e 3,1 metros de distância entre-eixos. Globalmente, o modelo é oferecido com duas opções de baterias (76,1 ou 99,8 kWh de capacidade), a motorização pode ser de 204
ou 218 cv
no nas versões com apenas um motor
, ou 385 cv na opção de tração integral
. Na versão topo de linha, o EV9
oferece 61,1 kgfm de torque
.
Já o Kia Niro EV
traz exatamente as mesmas dimensões do modelo híbrido
: 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Porém, a motorização é exclusivamente elétrica
e traz apenas um propulsor de 204 cv e 26 kgfm
de torque, com alcance de 455 km no circuito urbano
, segundo o padrão WLTP
europeu.
A eletrificação é chave na nova fase global da Kia, que começou no Brasil com a chegada do Stonic , com tecnologia híbrida leve ( Mild-Hybrid ), passando pelo híbrido Niro e também pelo Kia EV6 .
O Grupo Gandini até possui uma unidade do modelo no país, trazida justamente para homologação, processo pelo qual o veículo já foi submetido. De acordo com Gustavo Gandini , Diretor de operações, a Kia ainda não disponibilizou o EV6 para o Brasil por causa de problemas na linha de produção , que ainda sofre impactos por conta da instabilidade no fornecimento de semicondutores e outros insumos. O plano inicial era oferecê-lo ainda em 2023 .
Atualmente, a marca utiliza o exemplar do crossover elétrico , que esteve presente nas placas de publicidade da Copa do Mundo de 2022 , somente em testes para a imprensa ou ações de marketing.
O EV6 foi o primeiro carro da Kia a ser desenvolvido em uma plataforma dedicada exclusivamente para motorização elétrica , e mede 4,6 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,55 m de altura, possui 2,9 m de distância entre-eixos.