Durante o Salão do Automóvel de Chengdu, na China, a Kia revelou seu mais novo SUV, o EV5 . O modelo será oferecido globalmente e se inspira no principal utilitário elétrico dos coreanos, o EV9 .
Apostando em linhas bem quadradas, o EV5 mede 4,60 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos , ou seja, um pouco maior que o Sportage , principal SUV a combustão dos coreanos.
O design é bem similar ao conceito EV5
e se destaca pelos finos LEDs
na dianteira e também na traseira, deixando as linhas mais simples do que no SUV de sete lugares EV9. No geral, o SUV médio
apresenta um design bastante robusto e musculoso
, seguindo até uma tendência mundial.
Internamente, o EV5 apresenta ideias já vistas em outros modelos dos sul-coreanos. O painel de instrumentos e a central multimídia são montados para parecer uma peça única como no elétrico EV6 e também no híbrido Niro .
Segundo a Kia, a ideia é fazer o EV5 ser uma extensão da residência das famílias modernas e aposta em praticidade, design e conforto. O banco do carona, por exemplo, é ampliado para o túnel central, lembrando um sofá.
A ambientação interna pode ser personalizada com 64 opções de cores , que podem também ser sincronizadas com o modo de condução selecionado, além de emitir um tom de alerta mediante os relatórios do sistema de auxílio ao motorista.
O interior é mais conservador que o do EV6 , mais puxado para o EV9 . Os ocupantes dianteiros contarão com botões físicos do ar-condicionado, carregador de smartphone sem fio, portas USB-C, além de bastante espaço de porta-objetos.
As imagens de divulgação mostram a praticidade interna do SUV, que possui ainda porta-objetos “ocultos” abaixo dos bancos traseiros, que podem ser rebatidos e deixar a seção traseira 100% plana . Além da possibilidade do acabamento ser suspenso, formando uma espécie de mesa .
Segundo a Kia, as especificações técnicas do EV5 podem variar de acordo com a região comercializada. Segundo documentos chineses, a versão local do EV5 terá um motor elétrico de 218 cv de potência e 31,6 kgfm de torque , números próximos aos de modelos como BYD Yuan e Volvo XC40 , que possuem tamanhos similares aos do novo Kia. O início das vendas começará ainda em 2023 na China.
Além do EV5, a Kia ainda prepara um SUV ainda menor, chamado de EV4 , e pretende expandir sua gama elétrica para nove modelos, do EV1 ao EV9 , além do Niro EV , disponível em alguns mercados.