A identidade de uma marca é algo muito importante nos dias de hoje. Se você já se perguntou porque os carros todos se parecem, a resposta é esse conceito, que vem do marketing. Pensando no futuro da marca, a BMW buscou a linha “ New Klass ” da década de 60, para criar o conceito elétrico que ditará o design da marca pelos próximos anos.
Assim como a primeira geração dos “ Neue Klasse ” (Nova Classe em português), o conceito Vision Neue Klasse irá ditar o visual dos futuros Série 3 , Série 5 e até Série 7 . Não obrigatoriamente em termos visuais, mas também em ideias e identidade.
Com o conceito, a BMW anunciou uma nova plataforma dedicada a carros elétricos, que dará origem a seis novos modelos , lançados entre 2025 e 2027 . O primeiro carro será um pequeno sedã elétrico , que chegará ao mercado daqui a dois anos, provavelmente trazendo bastante do veículo conceitual.
Leitores mais atentos irão notar a semelhança do Vision Neue Klasse com o i Vision Dee , um conceito da BMW que poderia mudar de cor e até expressar sentimentos . Alguns detalhes como o duplo rim integrado com os faróis e a silhueta lembrando o BMW 1500 estão presentes nos dois conceitos, mostrando que a ideia é perpetuar a linha de design.
Além de fazer parte da “identidade da marca”, a “grade” duplo-rim poderá exibir animações tridimensionais sempre que o motorista se aproximar. O detalhe em preto da grade não passa batido, é um tributo aos BMW das décadas de 70 e 80, bem como o desenho que lembra um tubarão.
Por se tratar de um conceito, os designers possuem mais liberdade. A área envidraçada é um dos maiores destaques do Vision Neue Klasse . A linha de cintura parece ser mais baixa do que o comum, e como todo BMW desde os Neue Klasse originais, o Hofmeister Kink (aquela dobra famosa) está presente nas janelas traseiras.
Apesar de parecer um sedã compacto , as rodas de 21 polegadas dão um ar de esportividade e elegância ao conceito. Na traseira, as lanternas são bem compridas e impressas em 3D .
O interior dos BMW do futuro será inspirado no design minimalista e será alinhado com a sustentabilidade , já que não terá couro nem botões. A ausência do material derivado dos animais e também de itens cromados ajudam a reduzir a pegada de carbono do veículo , portanto, sendo mais ecológico . Os bancos são de tecido “com cordões brilhantes” e são fixados à carroceria com apenas um suporte, o que segundo a BMW cria mais espaço para os pés dos ocupantes traseiros .
A retirada dos botões faz parte da nova geração do sistema de infoentretenimento da marca. O iDrive - sistema de multimídia - foi completamente reformulado e poderá ser integrado com o BMW Panoramic Vision , tecnologia que promete projetar informações por toda a extensão do parabrisa. Além disso, o head-up display foi aprimorado e estará disponível já nos primeiros carros produzidos a partir da arquitetura Neue Klasse.
Para controlar todos esses sistemas, os ocupantes poderão utilizar o display central, os botões no volante ou recorrer ao assistente inteligente controlado por voz .
Em termos de motorização, o Vision Neue Klasse conta com uma nova geração do sistema elétrico, que segundo a BMW, tem alcance 30% maior e recebeu melhorias similares em termos de velocidade de recarga . As baterias que armazenam energia elétrica agora contam com células cilíndricas , o que permite uma densidade energética 20% maior .
A produção do primeiro veículo baseado na plataforma Neue Klasse começará em 2025
na fábrica da BMW em Debrecen, na Hungria
. O estreante será um sedã
, seguido de um SUV
. Provavelmente, o Vision Neue Klasse
entregue bastante do novo sedã, enquanto mais informações do SUV devam surgir conforme o lançamento se aproxima.