Com as marcas buscando cada vez mais eletrificar sua gama, manter algumas tradições vivas pode ser complexo. A sigla GTI , inicialmente utilizada para simbolizar um “Grã Turismo com injeção de combustível”, seguirá viva na era elétrica da marca, com o ID.GTI sendo o primeiro esboço do que a marca reserva para os entusiastas.
Baseado no conceito ID.2All , o ID.GTI é uma versão esportiva do compacto elétrico. Durante o evento de revelação do conceito, a Volkswagen confirmou que já trabalha em uma versão de produção veículo, que só deve chegar às ruas em meados de 2026 .
Por falar em ID.2 nas ruas , Thomas Schäfer , CEO da Volkswagen, confirmou ao Motor1 Brasil que o modelo deve chegar ao nosso país na sua versão esportiva , mas não precisou uma data. Atualmente, os carros elétricos oferecidos pela Volkswagen só estão disponíveis no serviço de assinatura da marca.
A Volkswagen omitiu o mais interessante, os números de potência , mas podemos nos basear no conceito ID.2 All para entender a cavalaria do ID.GTI . No conceito revelado em março, são 231 cv de potência e aceleração de zero aos 100 km/h abaixo dos sete segundos , números que aproximam o conceito do Golf GTI de sétima geração , o último vendido no Brasil.
A potência deverá superar os 230 cv , talvez entre os 250 ou 300 cv. Oficialmente, o conceito conta com tração dianteira e diferencial de deslizamento limitado , assim como a atual geração do Golf GTI .
Com dimensões de 4,1 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura, 2,6 m de entre-eixos e 490 litros de porta-malas, o ID.GTI segue a premissa do ID.2All de se posicionar entre o Golf e o Polo , mas trazendo um melhor aproveitamento do espaço interno.
A novidade é o “ Controle de experiências ”, que adiciona uma configuração especial ao software do ID.GTI para emular o som, características do motor e até da direção do Golf GTI de 1976 ou da segunda geração, de 1986 . Esse sistema conta até com marchas falsas , tudo para tentar transmitir a sensação dos primeiros hot hatches de Wolfsburg.
Visualmente, o ID.GTI é mais agressivo que o ID.2All, trazendo para-choque com desenho mais esportivo, LEDS verticais e até dois ganchos. Na traseira, o esportivo ganha aerofólio, máscara negra nas lanternas e também um para-choque mais recortado, lembrando até um difusor.
O interior só foi mostrado em sketches, mas conta com bancos com desenho mais esportivo, tecido preto com uma releitura moderna e minimalista do padrão xadrez , tradicional dos GTI.
Em comparação com o ID.2 All, o ID.GTI traz volante com desenho quadrado e uma linha vermelha ao centro. Assim como no conceito inicial, o painel de instrumentos é digital de 10,9 polegadas e é acompanhado de uma central multimídia no estilo tablet, de 12,9”. A multimídia está próxima da versão de produção, segundo a Volkswagen.
O conceito traz ainda um display de realidade aumentada que projeta informações no para-brisa, tais como mapa, traçado de circuito e tempo de volta.
Segundo a Volkswagen, o ID.GTI será oferecido somente com tração dianteira , e consequentemente, com o uso de só um motor elétrico . Uma versão R ainda não foi descartada, mas considerando a nova estrutura e a ideia de fazer o ID.2All ser acessível , essa variante não deve ser provável.
A mídia europeia estima que o hot hatch elétrico custe mais que 25 mil euros (cerca de R$ 132 mil) e tenha alcance menor do que os 450 km prometidos pelo conceito ID.2 All.