A BYD lançou hoje na China o SUV compacto Yuan Up , posicionando-se como o SUV elétrico mais acessível da marca , com preços entre 96.800 e 119.800 yuans, o que seria aproximadamente R$ 66.700 e R$ 83.000. Oferecido em três versões, o modelo de entrada é ainda mais acessível que o Dolphin no país asiático. O SUV será lançado em seguida nos mercados internacionais, incluindo o Brasil.
Em terras brasileiras, o veículo terá um nome diferente, conforme anunciado pela própria BYD. Espera-se que os preços variem entre R$ 160 mil e R$ 200 mil, o que o tornaria facilmente o SUV elétrico mais acessível do mercado, conseguindo competir com SUVs a combustão. Inicialmente, é provável que o veículo seja importado em apenas uma versão, mas há a possibilidade de produção local na fábrica da BYD em Camaçari, Bahia , o que poderia estender a gama de opções.
O visual do Yuan Up é mais simplificado em comparação com os modelos atuais da BYD , embora a dianteira arremeta aos modelos da série Dynasty , como o Yuan Plus e o Song Plus . Os para-choques robustos e a faixa preta que separa o capô da parte debaixo, conferem uma aparência imponente, enquanto os faróis de LED alongados mantêm a identidade visual da marca.
Nas laterais, as rodas aro 16 polegadas com pneus 215/65 R16 apresentam detalhes em preto fosco e preto brilhante. O modelo adota maçanetas embutidas nas portas, semelhante ao visto em veículos da Citröen. Na traseira, as lanternas em LED seguem o design dos modelos irmãos, com invasão na tampa do porta-malas, enquanto o para-choque é em preto fosco.
As dimensões do Yuan Up são de 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.675 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. Para referência, o comprimento é equivalente o mesmo do Nissan Kicks , enquanto o entre-eixos é 2 cm maior que o do Renault Kardian.
O interior apresenta um volante de quatro raios revestido em couro, sendo diferente dos modelos Yuan Plus e Song Plus. A variada gama de cores no painel, incluindo a opção rosa, destaca a personalização, como no Dolphin. O console central alto possui uma manopla que imita cristal e inclui um carregador por indução. Alguns ajustes do ar-condicionado e ventilação ficam localizados no centro, junto com os modos de condução.
O painel de instrumentos possui uma tela de 8,8'', enquanto a central multimídia giratória possui 12,8'', além de um teto solar panorâmico.
A motorização varia de acordo com as versões, todas baseadas na plataforma e-Platform 3.0. A versão básica utiliza o motor do Dolphin , com 95 cv e uma bateria de chumbo de 32 kWh, oferecendo uma autonomia de 301 km . As versões intermediária e topo de linha colocam ao Yuan Up uma bateria de lítio de 45 kWh, gerando 177 cv e uma autonomia de até 401 km . Os valores de autonomia são baseados no ciclo chinês CLTC.
No Brasil, o modelo concorreria com SUVs a combustão, como o Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Honda HR-V.