Caminhão Nikola
Divulgação/Nikola
Caminhão Nikola

A Nikola, companhia especializada em caminhões elétricos e a hidrogênio, anunciou seu  pedido de falência nesta quarta-feira (20). A marca, que já foi avaliada em mais de R$ 170 bilhões, enfrenta problemas financeiros, potencializados por polêmicas em que se envolveu.

Por enquanto, a montadora anunciou que seguirá dando suporte aos caminhões já adquiridos até março. Depois desse período, a Nikola só voltará às atividades caso consiga um financiamento expressivo, algo que parece improvável.

Confira a seguir os modelos oferecidos pela Nikola:

Nikola TRE BEV

O caminhão 100% elétrico da Nikola tem autonomia de 530 km, com carga completa estimada em 90 minutos. Com 645 cv de potência, o caminhão pode chegar a uma velocidade máxima de 113 km/h.

Caminhão Nikola
Divulgação/Nikola
Caminhão Nikola

O interior da cabine é tecnológico e espaçoso. Com dois monitores, o painel é projetado para maximizar o conforto do piloto e a altura interna de 205 cm proporciona alta visibilidade.

Interior da cabine de um caminhão Nikola
Divulgação/Nikola
Interior da cabine de um caminhão Nikola


Nikola TRE FCEV

O modelo TRE FCEV tem as mesmas dimensões e acabamento de seu irmão 100% elétrico, mas com um diferencial: o motor a hidrogênio. A companhia investiu alto na tecnologia, que também não emite gases de efeito estufa.

Caminhão Nikola
Divulgação/Nikola
Caminhão Nikola

Com capacidade de receber até 70kg da molécula, o FCEV ganha na praticidade, podendo ser abastecido de hidrogênio em até 20 minutos. Sua autonomia também é superior: mais e 800km com um único tanque.

Soluções em energia

Além da produção de veículos, a Nikola desenvolveu soluções para fornecer energia para eles – tanto eletricidade, quanto hidrogênio.

Através da iniciativa Hayla, a Nikola prometia trabalhar para fornecer e distribuir hidrogênio, tornando-o mais acessível e buscando equiparar seu preço ao do diesel.

Apesar dos Estados Unidos já contarem com boa infraestrutura de carregamento para carros elétricos, a Nikola também prometia avançar neste campo. Para isso, a companhia oferece estrutura um trailer de carregamento móvel, podendo ser acionado conforme a demanda de seus clientes.

Por que a Nikola quebrou?

Apesar de oferecer produtos modernos e soluções práticas para a mobilidade sustentável, a Nikola sofreu com graves problemas financeiros, potencializados por polêmicas envolvendo uma propaganda fraudulenta e a prisão de seu fundador. Saiba mais na matéria completa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!