
A empresa norte-americana Tesla, de Elon Musk, confirmou nesta segunda-feira (18), o lançamento do Model YL – uma versão maior do sucesso Model Y – em postagem na rede social chinesa Weibo. A versão de seis lugares do SUV elétrico "chegará em breve" ao mercado, no entanto, a data oficial do lançamento ainda não foi revelada.
O anúncio da empresa especializada em veículos elétricos ainda conta com um vídeo de 18 segundos de duração, no qual são exibidos o design do novo modelo e o espaço interno – que é o grande destaque.
Configuração

O novo modelo terá dimensões maiores que o Model Y convencional, com 4,97 m de comprimento, 1,66 m de altura e entre-eixos de 3,04 m. O peso sobe para 2.088 kg. O objetivo dessa configuração é garantir mais espaço para os ocupantes e manter o estilo SUV familiar da Tesla.
O carro será equipado com dois motores elétricos, totalizando 340 kW, equivalentes a 456 cavalos de potência, alimentados por uma bateria NCM de 82 kWh da LG. Além disso, a transmissão elétrica é automática do tipo CVT, com simulação de até sete marchas. Essas configurações garantem ao Model YL desempenho e eficiência próximos aos do Model Y convencional.
Interior
Já o interior do veículo, preserva o design minimalista do Model Y, com sistema de infoentretenimento avançado, telas grandes e recursos de assistência ao motorista de última geração.
Confira imagens do interior do Model YL
Fabricação
A produção do Model YL começará ainda em 2025 na fábrica da Tesla em Xangai, na China.
A Tesla busca fortalecer a sua presença no segmento de SUVs elétricos desenvolvidos para famílias, ou seja, os modelos que comportam mais passageiros.
BYD e Li Auto são as marcas chinesas e concorrentes da Tesla e a marca norte-americana segue trabalhando para ampliar sua presença no país asiático.
Vendas na China

A Tesla é considerada sucesso na China e registrou recorde de vendas em 2024. Mais de 657 mil unidades foram entregues, alcançando um crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior. Desse total, o Model Y representava 480 mil unidades. A representação do modelo foi de 27% nas entregas globais da Tesla em 2024.
Por outro lado, o primeiro semestre deste ano foi de desaceleração das vendas no país asiático. Pouco mais de 30 mil unidades foram vendidas pela Tesla em fevereiro, uma queda de 51% em comparação ao mês anterior.
O ritmo se manteve em julho: a empresa registrou uma queda de 8,4% nas vendas de seus eletrificados com fabricação na China.
O impacto foi sentido pela empresa de Musk em um período em que as rivais BYD e Xiaomi ocuparam maior participação no mercado, com a oferta de veículos por um preço reduzido.