É difícil se destacar no trânsito com um carro que tem proposta popular. Todos os Onix, HB20, Polo e Ka da vida são modelos de muito volume no Brasil, onde o segmento de hatches compactos compreende a maior parte do mercado.
LEIA MAIS: Fiat Uno 2019 chegará com novidades no mês que vem
O jeito é apelar para as versões especiais que estão cada vez mais escassas. No passado, tivemos Fox Rock in Rio, Uno College, March Collors, Onix Lollapalooza e Sandero Vibe como opções mais despojadas em relação às versões convencionais dos hatches compactos . Mas a moda das versões especiais tem tudo pra voltar em 2018, como você verá em mais uma lista do iG Carros.
LEIA MAIS: Chevrolet Onix Activ surpreende pelo baixo consumo de combustível
1 - Chevrolet Onix “Lollapalooza”
Durante o Lollapalooza 2018, realizado no Autódromo de Interlagos em março último, a Chevrolet expôs doze unidades de uma versão especial do Onix. A aceitação do público foi tão positiva que a marca já bateu o martelo, confirmando para a nossa reportagem que o Onix ganhará uma nova versão ainda em 2018.
LEIA MAIS: Lamborghini Huracán do Papa é arrematado por R$ 2,9 milhões
Apesar da ocasião, isso não significa necessariamente que a versão seguirá a mesma estética dos antigos modelos Lollapalooza, marcantes pelo design alaranjado. Nossa fonte na GM cravou que o modelo virá com rodas pintadas de preto, o que seria algo inédito entre todas as versões do Chevrolet Onix. Mas as informações oficiais param por aí. Podemos esperar por opções manual e automática, sempre com motor 1.4, como já acontece nas versões Advantage, Activ e Effect.
LEIA MAIS: Hyundai ainda tem planos de lançar versão picape do Creta no Mercosul
2 - Ford Ka Freestyle
Com a presença massiva da concorrência apresentando novos produtos, é evidente que a Ford não deixaria barato. O jeito foi tocar o Fiesta para escanteio com apenas uma estilização simples para focar no Ford Ka. Eis que nasce a versão Freestyle com apelo aventureiro, aproximando o hatch compacto do EcoSport.
LEIA MAIS: Rolls-Royce Cullinan quer redefinir significado dos SUVs de luxo
O Ka Freestyle é marcado pelo rack de teto, nota-se uma reestilização da grade em colmeia, que agora está com tom brilhante e maiores espaçamentos. Além disso, conta com falsas aberturas para circulação de ar nos contornos dos dois para-choques, jogo de rodas de liga leve exclusivo, retrovisores pintados de cinza chumbo e aerofólio maior. O motor é o mesmo 1.5 TiVCT Flex de três cilindros do Ecosport, e que nele produz 137 cv. No caso do SUV, a unidade é importada da Índia, mas o motor que equipará o Ka Freestyle será feito em Taubaté (SP).
LEIA MAIS: Vazam detalhes sobre os novos motores turbo da Fiat. Confira!
Você viu?
3 - Volkswagen Polo GTS
Os europeus têm o prazer de dirigir as versões GTI do Polo. Por lá, o modelo é vendido com motor 2.0 TSI, com 200 cv e 32,6 kgfm de torque entregues a meros 1.500 rpm. Um foguetinho de bolso para quem não tem bala suficiente para levar o Golf GTI para casa, não? De acordo com a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
LEIA MAIS: Relembre cinco carros que foram um fracasso de vendas no Brasil
Quando a Volkswagen apresentou o modelo no Brasil, ao final de 2017, imaginamos como seria uma versão esportiva do modelo nacional. E nossas preces foram atendidas. A marca alemã já confirmou que teremos uma versão apimentada do Polo, ressuscitando o emblema GTS dos antigos Gol e Passat. Mas nada do motor 2.0 TSI por aqui. A Volkswagen apostará no elogiado motor 1.4 TSI, de 150 cv, que já equipa Golf, Jetta e Tiguan. No Polo, podemos esperar pela transmissão Tiptronic de seis marchas.
LEIA MAIS: Hyundai HB20 2019 chega com novidades. Confira mais detalhes
4 - Fiat Argo Way
A Fiat não vai deixar barato para a Ford com seu novo Ka Freestyle. No segundo semestre de 2018, teremos a versão aventureira do Argo que, possivelmente, será uma das atrações da marca para o Salão do Automóvel de São Paulo. A Fiat já lançou a linha Way para Palio e Uno, e as mudanças no Argo devem seguir a mesma linha.
LEIA MAIS: Volkswagen mostra Golf GTI conceitual com 290 cv de potência
Assim como a Ford, não espere por pneus graúdos de uso misto. A suspensão será elevada, e o modelo ganhará novas caixas de roda e, possivelmente, um anteparo. Outra certeza que temos está no interior, onde o modelo se diferenciará por bordados nos bancos alusivos à versão e possivelmente uma tonalidade diferente no painel. Seguindo o mesmo raciocínio do Onix Activ, podemos esperar pelo motor 1.8, com transmissões manual e automática.
LEIA MAIS: Chevrolet Onix ganhará versão especial nos próximos meses
5 - Hyundai HB20 Copa do Mundo 2018
A marca coreana é patrocinadora da Copa do Mundo pela terceira vez consecutiva, e tentará emplacar mais uma versão do HB20 com o mesmo afinco que Neymar tentará trazer o hexa. Já tivemos uma versão Copa do Mundo do HB20, em 2014, onde a marca iria estender a garantia de cinco para seis anos, caso o Brasil garantisse o hexa. Uma pequena derrota para a Alemanha acabou com o sonho dos proprietários, mas a marca estendeu a garantia mesmo assim.
LEIA MAIS: Conheça picapes que poderiam se dar bem no mercado brasileiro
Podemos esperar por um pacote bem semelhante ao do último HB20 Copa do Mundo, com detalhes especiais alusivos à competição espalhados pelo carro. Novo jogo de tapetes, bem como o emblema, também podem aparecer. A última versão também ostentava central multimídia com TV Digital, única entre os hatches compactos.