Tamanho do texto

Listamos as melhores versões que testamos entre os carros que mais vendem

Somos fãs dos melhores hatches compactos não apenas por conta da versatilidade, mas pelo custo-benefício e economia que eles podem proporcionar para fechar a conta no fim do mês. Ágeis e espertos, topam qualquer desafio urbano com disposição. Não é à toa que o segmento corresponde a 27% das vendas nacionais, conforme o levantamento da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos).

LEIA MAIS: Eis a reestilização do Jeep Renegade Trailhawk 2019

Como há de se imaginar, dezenas deles passaram por nossa redação, onde pudemos comprovar quais realmente merecem uma vaga na sua garagem. Partindo disso, a reportagem do iG Carros elege os melhores hatches compactos  que já experimentamos, nas versões que achamos mais interessantes. Acompanhe a lista!

1 - Chevrolet Onix Activ 1.4 automático - R$ 67.850

Chevrolet Onix Activ 1.4: o carro mais vendido do Brasil também é um dos melhores hatches compactos
Divulgação
Chevrolet Onix Activ 1.4: o carro mais vendido do Brasil também é um dos melhores hatches compactos

Foram vários os motivos que nos levaram a escolher a versão aventureira do Onix. A primeira, claro, é o bom conjunto mecânico. Em sua penúltima estilização, a GM conseguiu deixar o motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm a 4.600 rpm ainda mais eficiente. Fizeram um bom trabalho de engenharia nesse motor de quatro cilindros se pensarmos que a tendência do mercado é de que os tricilíndricos ganhem mais espaço.

LEIA MAIS: Confira os cinco melhores SUVs até R$ 120 mil que já experimentamos

Com gasolina, o Onix Activ consegue aferir 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Durante nosso teste, comprovamos que o modelo consegue manter essa média mesmo com ar-condicionado ligado no anda-e-pára do trânsito de São Paulo. O segundo motivo para escolher o Onix na versão Activ é a exclusividade. Ele é o carro mais vendido do Brasil, portanto, se você quer que o seu tenha um pouco mais de destaque nas ruas, invista em uma versão aventureira.

LEIA MAIS: Lifan X80 é o melhor SUV chinês do mercado, mas também o mais caro

2 - Toyota Yaris 1.3 XL Plus CVT - R$ 69.590

Toyota Yaris 1.3 CVT: modelo chega com grandes expectativas para a marca japonesa
Cauê Lira/iG Carros
Toyota Yaris 1.3 CVT: modelo chega com grandes expectativas para a marca japonesa

Eis o calouro da turma. O Toyota Yaris causou alvoroço durante seu lançamento, despertando a curiosidade de todos os clientes em potencial. Essa é a primeira investida da Toyota em um segmento um pouco mais refinado que os veículos de entrada. No caso do Yaris, veio para ocupar a lacuna entre Etios e Corolla.

LEIA MAIS: Veja 5 carros elétricos que poderiam ser vendidos no Brasil

“Tudo que o Corolla tem de bom”. Essa foi a maneira que definimos o Yaris em nosso primeiro contato. E não chega a ser um exagero, pois o sedã médio é popular pelo conforto, conjunto mecânico e eficiência. Se você está em busca desses três ítens, vale visitar uma concessionária Toyota. Na versão que avaliamos, com motor 1.3 de 101 cv e 12,9 kgfm e câmbio CVT, o Yaris mostra que veio para conquistar um lugar ao sol. Conforme a fabricante, faz 13 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, com gasolina.

3 - Ford Ka Freestyle 1.5 automático - R$ 67.990

Ford Ka Freestyle 1.5 automático: destaque para o conjunto mecânico, com motor 1.5, de três cilindros
Divulgação
Ford Ka Freestyle 1.5 automático: destaque para o conjunto mecânico, com motor 1.5, de três cilindros

O Fiesta já não tem o mesmo fôlego dos áureos tempos, e a Ford sabe disso. O Ka, por outro lado, nunca deixou de vender bem (aparece sempre entre as primeiras posições no ranking). Nos novos tempos, o hatch de entrada da Ford passa a desempenhar um papel muito mais importante do que foi previamente designado. E é justamente dessa necessidade de inserção que nasce a versão Freestyle.

LEIA MAIS: Chevrolet Spin renovada é mostrada por completo

Ela é como uma retomada. Um frescor a mais para manter o Ka competitivo em um mercado cheio de predadores. Para tal, a Ford instalou o mesmo conjunto mecânico do novo EcoSport. O motor é 1.5 de três cilindros, capaz de desenvolver 137 cv de potência e 16,2 kgfm de torque. Vem acoplado ao bom câmbio automático de seis marchas, proporcionando boa eficiência e desempenho. Conforme a fabricante, o Ka Freestyle faz 11,6 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, sempre com gasolina no tanque.

4 - Volkswagen Polo 1.0 TSI Highline automático - R$ 69.990

Volkswagen Polo 1.0  Highline: o segundo modelo da Volkswagen que mais sai das concessionárias, atrás apenas do Gol
Renato Maia/Falando de Carro
Volkswagen Polo 1.0 Highline: o segundo modelo da Volkswagen que mais sai das concessionárias, atrás apenas do Gol

É claro que o novo queridinho dos brasileiros não poderia ficar de fora da lista. Nas vendas do último mês, o Polo emplacou 5.628 unidades e garantiu a quinta colocação entre os carros mais vendidos do Brasil. Na frente dele, apenas Gol, Onix, Ka e HB20.

LEIA MAIS: Os carros mais vendidos nos anos em que o Brasil foi campeão da Copa do Mundo

Quem busca conforto vai curtir o acerto de suspensão um pouco mais rígido, bem como a posição mais baixa de dirigir. Se você é apressado, saiba que o motor 1.0 turbinado, de 128 cv e 20,4 kgfm de torque é um dos mais afoitos do segmento. De acordo com a VW, o 0 a 100 km/h acontece um pouco antes dos 10 segundos. Se você quiser desembolsar um pouco mais, da pra colocar rodas de aro 17 e a moderna central multimídia que acompanha o cluster 100% digital.

5 - Fiat Argo 1.3 Drive manual - R$ 53.900

Fiat Argo 1.3 Drive: quem dispensa câmbio automático para pagar um pouco mais barato vai ficar surpreso
Divulgação
Fiat Argo 1.3 Drive: quem dispensa câmbio automático para pagar um pouco mais barato vai ficar surpreso

Alguns carros manuais fazem por merecer um lugar em nossa lista. Esse é o caso do Fiat Argo 1.3 Drive, que surpreendeu por sua eficiência e refinamento interno. Você não encontrará muita variedade de materiais na composição de Polo, Yaris, Onix e Ka, mas o Argo é diferente. O acabamento texturizado orna muito bem com as saídas de ar. A central multimídia em tela fixa é uma inspiração clara dos carros da Mercedes. Entre todos os rivais, o Argo é o que mais agrada.

LEIA MAIS: Audi A1 fica maior e mais agressivo em sua nova geração. Veja como ficou!

Com câmbio manual, o Argo também se destaca entre os melhores hatches compactos pelo consumo de combustível. Vem com motor 1.3 de 109 cv e 14,2 kgfm, que faz bons 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina, conforme o Inmetro. Se quer desembolsar um pouco menos, e não faz questão do câmbio automático, eis uma boa escolha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.