Tamanho do texto

Mercedes tem 414 cv, roda até 450 km sem qualquer recarga e acelera até 100 km/h em 5 segundos

A Mercedes-Benz apresenta em Estocolmo (Suécia) seu primeiro SUV elétrico, o EQC. Apesar de ainda não ter sido confirmado para vir ao Brasil, o EQC é movido por dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo. Somados, entregam 414 cv de potência. Segundo números de fábrica, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 km/h. Enquanto isso, as baterias de ion-lítio garantem autonomia de mais de 450 km.

LEIA MAIS: Mercedes mostra carro elétrico de 750 cv inspirado em clássicos de corridas

SUV elétrico da Mercedes irá concorrer com modelos como o Jaguar I-Pace e Tesla Model X
Divulgação
SUV elétrico da Mercedes irá concorrer com modelos como o Jaguar I-Pace e Tesla Model X

Apesar da grande similaridade entre os modelos da Mercedes, a montadora preferiu diferenciar o SUV elétrico dos demais. Mesmo assim, isso não acontece no interior. Sua dianteira é marcada pelos faróis finos, o grande logotipo da estrela de três pontas e grade relativamente grande. Na traseira, as lanternas acabam unidas por uma estreita barra, que até pode lembrar o rival Porsche Cayenne.

LEIA MAIS: Nasce carro conceitual que mistura as motos, hatches e carros de corrida

Em relação a tamanho, o Mercedes-Benz EQC é um pouco maior do que o Jaguar I-Pace, seu concorrente direto. São 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,87 m. No porta-malas, vão 500 litros. Apesar disso, o SUV elétrico é menor do que o seu outro rival, o Tesla Model X, que tem mais de 5 metros de comprimento. Em relação aos demais SUVs da marca, seu porte é ligeiramente maior do que o GLC.

LEIA MAIS: Veja 5 carros elétricos e econômicos que poderiam ser vendidos no Brasil

Condução do SUV elétrico

Como cada motor elétrico fica em um eixo, o EQC tem tração integral. A entrega de potência nas rodas, entretanto, é feita de forma diferenciada. O motor frontal, por exemplo, é usado em cargas baixas e médias, priorizando a eficiência. O traseiro é responsável por complementar o desempenho.

LEIA MAIS: Aluguel de carros elétricos e híbridos já é realidade

São 5 modos de condução, sendo que dois deles são voltados para a economia de energia, enquanto um é mais esportivo. O condutor ainda pode definir qual o nível de recuperação de energia por meio de desacelerações e frenagens. Ainda há uma tecnologia que dá dicas de economia de energia em situações onde o carro está próximo do limite de velocidade da via, por exemplo.

LEIA MAIS: Conheça quais são os 7 carros elétricos e híbridos disponíveis no Brasil

O EQC é o primeiro modelo de uma nova família de carros elétricos da marca e deverá partilhar a linha com “irmãos”, diferenciados pela terceira letra. O modelo começa a ser produzido na fábrica de Bremen (Alemanha) no ano que vem, bem como na China, na fábrica da joint-venture Beijing Benz. O SUV elétrico irá dividir a linha de montagem com Classe C, GLC e GLC Coupé.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.