Quais são os principais critérios que você estipula na hora de comprar um carro novo? Uns dirão que é o desempenho empolgante,  outros, um espaço interno confortável. Economia de combustível e estilo também são alguns dos critérios mais utilizados na hora de fechar negócio. Mas há quem diga que a central multimídia deve ser intuitiva e fácil de utilizar.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que serão lançados na Argentina e não no Brasil

Sim, as telas sensíveis ao toque que tomaram conta dos painéis de praticamente todos os veículos nacionais já estão entre os principais critérios de compra, principalmente entre os jovens. Para dar uma forcinha na sua decisão de central multimídia , a reportagem do iG Carros elege os destaques na categoria entre os carros populares. Lembramos que não estamos compondo um ranking, mas sim oferecendo as melhores opções que podem se adequar ao seu perfil.

1 - Media Nav (Renault Sandero/Logan)

A central multimídia Media Nav também equipa o SUV Duster, e deverá ser atualizada em breve
Divulgação
A central multimídia Media Nav também equipa o SUV Duster, e deverá ser atualizada em breve

A central multimídia da família Sandero, Logan e Duster encabeça a nossa lista por contar com recursos interessantes para o motorista. Apesar de ser um sistema desenvolvido em meados de 2015, ela continua atual quando falamos de intuitividade. Uma central multimídia não pode ser difícil de usar. Alguém que nunca tenha utilizado o sistema deve estar apto a conectar o seu celular no Bluetooth em pouco menos de um minuto, e o Media Nav da Renault é um bom exemplo.

LEIA MAIS: Confira os 5 SUVs diesel mais econômicos vendidos no Brasil

Apesar de não contar com CarPlay e Android Auto, vem com GPS integrado. Além da facilidade no uso, conta com o Renault Driving Eco. É praticamente um “minigame” que o motorista joga consigo mesmo. O sistema do veículo irá avaliar o seu desempenho na eficiência, dando sempre uma nota ao fim do trajeto. Se o condutor evitar movimentos bruscos, utilizar freio motor e manter uma boa sequência de mudanças de marcha, o Driving Eco mostrará uma notificação parabenizando pelos bons resultados. Ótimo recurso para economizar. Logan e Sandero deverão receber um novo sistema de mídia com a chegada de suas reestilizações, em meados de 2019.

2 - Composition Touch (VW Polo/Virtus)

A intuitiva central multimídia Composition Touch também marcará presença no SUV T-Cross, que chegará em novembro
Divulgação
A intuitiva central multimídia Composition Touch também marcará presença no SUV T-Cross, que chegará em novembro

Os alemães são campeões no desenvolvimento de bons sistemas de mídia, tanto entre os carros populares quanto marcas premium. O sistema Composition Touch que equipa as versões intermediária e topo de linha da dupla Polo e Virtus é uma de nossas favoritas. Com um belo layout minimalista (branco sobreposto ao preto), a Volkswagen mostra que a simplicidade é a chave do sucesso.

LEIA MAIS: Conheça 5 apps de mobilidade que valem a pena hoje em dia

Você ainda poderá utilizar a conectividade AppConnect através de um cabo USB. A marca ressalta que o dispositivo deve ser original para funcionar no sistema. Com ele, o motorista poderá receber e responder mensagens pela função de voz. Isso garante mais segurança ao volante, bem como versatilidade no dia a dia. Você poderá combinar uma reunião ou responder as mensagens dos filhos com segurança enquanto dirige.

Você viu?

3 - UConnect (Fiat Argo/Cronos)

A central multimídia UConnect tem alguns problemas na Fiat Toro. Na dupla Argo e Cronos, o casamento funciona bem
Divulgação
A central multimídia UConnect tem alguns problemas na Fiat Toro. Na dupla Argo e Cronos, o casamento funciona bem

São vários os sistemas desenvolvidos com o sistema UConnect . Na Fiat Toro, ele funciona aos trancos com ajuda de uma pequena tela. As respostas lentas dão nos nervos de quem tenta conectar seu dispositivo Bluetooth ao aparelho. O melhor casamento acontece na dupla Argo e Cronos, oferecendo uma interface intuitiva que, às vezes, pode ficar um pouco lenta.

LEIA MAIS: Veja 5 dicas para garantir o melhor valor de revenda no seu seminovo

Um dos destaques do sistema é contar com dois botões giratórios: um para o volume e outro para mudar a estação de rádio ou faixa de música. A central multimídia precisa ser fácil de usar, e a ausência de comandos giratórios força que o motorista abuse dos dedos. Há a possibilidade de conectar o celular pelo Apple CarPlay ou Android Auto.

4 - Blue Media (Hyundai HB20/HB20S)

A Blue Media da Hyundai é a única central multimídia a contar com TV Digital na lista
Divulgação
A Blue Media da Hyundai é a única central multimídia a contar com TV Digital na lista

Pode não parecer, mas o Hyundai HB20 já marca presença no mercado brasileiro há seis anos. Junto da Chevrolet, a marca coreana foi uma das primeiras a incrementar os hatches compactos. Até 2012, os modelos da categoria eram pobres de equipamentos. Se o modelo faz tanto sucesso, um dos motivos é o ótimo sistema Blue Media .

LEIA MAIS: Veja os 5 sedãs compactos mais econômicos vendidos no Brasil

Além de ser um pacote de mídia muito intuitivo e completo, conta com Apple CarPlay, Android Auto e CarLink. Um dos destaques da categoria é integrar TV Digital nas versões mais caras. A imagem na central multimídia some com o carro em movimento, voltando a aparecer apenas em paradas no semáforo ou com o freio de estacionamento acionado. Um bom sistema para quem curte assistir TV.

5 - MyLink 2 (Chevrolet Onix/Prisma)

O MyLink 2 é mais que uma central multimídia. Trata-se de um aparato de assistência pessoal quando combinado ao OnStar
Divulgação
O MyLink 2 é mais que uma central multimídia. Trata-se de um aparato de assistência pessoal quando combinado ao OnStar

A dupla Onix e Prisma dá um verdadeiro show de conectividade com o sistema MyLink . Com interface limpa e intuitiva, conta com todas as funcionalidades básicas. É muito fácil se acostumar com o sistema operacional da GM. Até mesmo um passageiro que queira conectar seu celular ao Bluetooth o fará em pouquíssimos segundos. Nada mais irritante que uma central multimídia que demora para identificar o seu aparelho.

LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Veja vídeo

Carros equipados com o sistema de central multimídia MyLink também podem integrar o  OnSta, que inclui serviço de concierge, entre várias outras funções. Trata-se de um serviço por assinatura que funciona como assistente pessoal. Quer saber o próximo jogo do seu time do coração, se algum restaurante nas proximidades serve alimentos sem glúten ou qual a sorte do dia para o signo de aquário? Os operadores do OnStar podem acabar com as suas dúvidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!