Tamanho do texto

Para todos os gostos, para todos os bolsos. Confira quais serão os principais destaques do segmento mais disputado no ano que vem

De acordo com o último levantamento publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), a categoria dos SUVs já corresponde a 24,2% de tudo que sai das concessionárias brasileiras. Eles perdem apenas para os hatches compactos, que representam 28,8%. É mais do que claro que a categoria continuará crescendo entre os SUVs de 2019, conforme as previsões da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos).

LEIA MAIS: Conheça 5 modelos que estarão entre os clássicos do futuro

Para ajudar a não se perder entre os vários lançamentos que você poderá apostar no ano que vem, a reportagem do iG Carros elege os cinco principais modelos que chegarão às concessionárias entre os SUVs de 2019

LEIA MAIS: SUV da Bugatti pode virar realidade em um futuro próximo

1 - Nissan X-Trail

Entre os SUVs de 2019, o Nissan X-Trail será o único que poderá contar com uma versão híbrida
Divulgação
Entre os SUVs de 2019, o Nissan X-Trail será o único que poderá contar com uma versão híbrida

Apesar do sucesso que o Qashqai faz na Europa, o SUV mais vendido da Nissan no mundo é o X-Trail . Sua versão híbrida foi um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, onde a marca avaliou a recepção por parte do público. Com o devido aval de possíveis clientes, o X-Trail poderá se juntar ao Kicks na linha de SUVs da Nissan ainda em 2019, importado do Japão.

LEIA MAIS: Veja os 5 melhores sedãs que andamos até R$ 95 mil

Na Argentina, o X-Trail é vendido com motor 2.5, de 171 cv e câmbio automático do tipo CVT. Seu preço está na casa dos 960 mil pesos, equivalentes a R$ 167 mil. Por este valor, o carro poderia concorrer diretamente com VW Tiguan Allspace e Peugeot 5008. Destaque para o pacote de equipamentos, que conta com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, câmeras 360°, alerta de tráfego cruzado, teto solar panorâmico e abertura automática do porta-malas.

2 - VW T-Cross

O VW T-Cross é um dos modelos mais aguardados nos SUVs de 2019. Chega em meados do primeiro semestre
Divulgação
O VW T-Cross é um dos modelos mais aguardados nos SUVs de 2019. Chega em meados do primeiro semestre

A Volkswagen perdeu a liderança do mercado brasileiro há alguns anos e nunca escondeu o desejo de reconquistar o posto. Para tal, a marca investirá na categoria que mais cresce no Brasil com um atraso reconhecido até mesmo pelos próprios executivos. Quinze anos separam o lançamento do T-Cross para o primeiro Ford EcoSport, o modelo mais vendido da década passada.

LEIA MAIS: Honda HR-V enfrenta Hyundai Creta, ambos na linha 2019

O T-Cross com uma série de atrativos, como os motores 1.0 (128 cv) e 1.4 (150 cv), ambos turbinados e importados do Golf, com injeção direta de combustível e com a possibilidade de serem acoplados ao câmbio automático, de seis marchas. Bom também é que o volume do porta-malas do VW T-Cross pode variar entre 373 litros e 420 litros por conta do banco traseiro deslizante. Entre os opcionais, os destaques ficam por conta do teto solar panorâmico, do sistema de som de alta-fidelidade (300 watts) e do que faz o carro estacionar sozinho, precisando apenas usar os freios para controlar a velocidade.

LEIA MAIS: Volvo XC60 diesel: a eficiência sueca

3 - Ford EcoSport

A Ford tenta reconquistar boas colocações no ranking de  SUVs de 2019 com o lançamento do EcoSport sem estepe
Divulgação
A Ford tenta reconquistar boas colocações no ranking de SUVs de 2019 com o lançamento do EcoSport sem estepe

Característica descolada em meados dos anos 90 e 2000, o estepe acoplado à tampa do porta-malas se tornou um grande empecilho para os proprietários de SUVs. Ele acaba limitando a abertura do compartimento, sendo muito difícil de administrar ainda mais em vagas apertadas. Talvez este seja um dos motivos das vendas do EcoSport terem baixado tanto nos últimos anos.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que poderão sair de linha no Brasil em 2019

A Ford quer recuperar o protagonismo na categoria dos SUVs a qualquer custo, abdicando ao característico estepe na traseira do Ford EcoSport . Seu lançamento será no primeiro trimestre de 2019, ainda sem preços divulgados. Com o pneu sobressalente dentro do porta-malas, é claro que os 356 litros de capacidade serão prejudicados. Será o momento também para mudanças na linha do SUV, que passará a ter o motor 2.0 apenas na versão topo de linha Storm 4WD. Além do EcoSport, a marca também pretende vender o novo utilitário médio Territory no Brasil.

4 - Toyota RAV4

Toyota RAV4 é um dos modelos mais importantes da marca japonesa no mundo. Estará entre os  SUVs de 2019
Reprodução/Newspress
Toyota RAV4 é um dos modelos mais importantes da marca japonesa no mundo. Estará entre os SUVs de 2019

O Toyota RAV4 nos surpreendeu por seu conforto e maturidade, mas já passava a impressão de que precisava de uma renovação um tanto quanto urgente. É claro que a marca não demorou para projetar um SUV completamente novo, sendo sua principal atração no Salão de Paris (França), em setembro. Mesmo antes de sua apresentação oficial, o novo RAV4 já aparecia nos arquivos do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

LEIA MAIS: Veja a lista dos 10 carros mais vendidos do mundo em 2018

No que diz respeito ao conjunto mecânico, serão duas opções: 2.0 a gasolina e 2.5 híbrida, de 222 cv. No caso da versão eletrificada, a unidade híbrida aliada ao motor cuidará apenas do eixo traseiro. De acordo com a marca, isso reduzirá consumo de combustível, aprimorando a aderência ao solo. As versões convencionais terão gerenciamento de controle de torque, capaz de enviar mais ou menos força para ambos os eixos.

5 - Porsche Macan S

E quem disse que os  SUVs de 2019 não podem contar com esportivos legítimos? O Porsche Macan S pode provar!
Divulgação
E quem disse que os SUVs de 2019 não podem contar com esportivos legítimos? O Porsche Macan S pode provar!

De passaporte carimbado, o novo Porsche Macan S deverá chegar no Brasil em meados do segundo semestre. A inspiração para o design não poderia ser outra se não o Cayenne, o maior SUV da marca alemã. Com poucas mudanças na dianteira, o novo Macan contará com um filete luminoso ligando as lanternas, bem como nova central multimídia.

LEIA MAIS: Conheça os 10 melhores carros que andamos em 2018

Com o novo arranjo das saídas de ar, o Macan perde o detalhe que imita um toca-fitas ao centro do painel. No que diz respeito à engenharia, a marca fez alguns upgrades no chassi para deixá-lo mais confortável. Boa notícia para os brasileiros, uma vez que o Macan ficará mais maleável para enfrentar as ruas esburacadas. Ao menos na versão S, teremos o motor 3.0, V6 de 354 cv, escondido abaixo de seu focinho de 911 entre os SUVs de 2019 .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.