Vários infortúnios culminaram no fim do Ford Ka. Entre eles, baixa popularidade, regulamentações e novos planos da marca
Divulgação
Vários infortúnios culminaram no fim do Ford Ka. Entre eles, baixa popularidade, regulamentações e novos planos da marca

A Ford acaba de anunciar a decisão de tirar de linha o Ford Ka na Europa. Chamado de Ka+ por lá, não consegue se sustentar nas vendas, bem como estaria sujeito a receber penalidades por ultrapassar os limites de emissão de poluentes após 2020. Rivais como o Renault Twingo seguem com sucesso, enquanto que o Fiesta agora é, dentro da linha da Ford, o remanescente entre os hatches compactos no mercado global. 

LEIA MAIS: Ford anuncia o fechamento de sua fábrica em São Paulo e fim do Fiesta no Brasil

Ao site norte-americano Carscoops , Finn Thomasen, gerente de comunicação de produto da Ford Europa, disse que a produção do Ford Ka será encerrada na Europa em setembro, com o fim das vendas logo que acabar o estoque. Apesar disso, o Ka+ vendido na Europa ainda é produzido na Índia, onde é mais equipado e tem mais itens de segurança que o xará brasileiro.

LEIA MAIS: Ford mostra novo Kuga, que deverá chegar ao Brasil apenas em 2020

Para se ter uma ideia da sua pouca popularidade, até o fim de 2018, apenas 8.037 unidades foram vendidas em França, contra aproximadamente 46.373 unidades do rival Twingo e cerca de 70.080 exemplares do Renault Sandero . Enquanto isso, no Brasil, o Ford foi o 3º hatch mais vendido em 2018, com 103.285 unidades emplacadas — ante 52.401 unidades do hatch compacto francês.

LEIA MAIS: Flagra! Novo Ford EcoSport é visto camuflado antes da estreia

Novos tempos para a Ford

Aliança Ford-Volkswagen no Salão de Detroit 2019 promete expandir os negócios entre as montadoras
Divulgação
Aliança Ford-Volkswagen no Salão de Detroit 2019 promete expandir os negócios entre as montadoras

Por aqui, o Fiesta foi a vítima do fechamento de sua fábrica no ABC Paulista e da reestruturação global da Ford, que também acabou com a sua atuação no segmento dos caminhões. As expectativas giram em torno da aliança VW-Ford , que tem o objetivo de melhorar a competitividade com inovações nos serviços aos clientes e desenvolvimento de veículos autônomos e elétricos.

LEIA MAIS: Os números que explicam o que levou a Ford a fechar sua fábrica em São Paulo

O primeiro produto decorrente dessa união também está confirmado, e será uma picape média prevista para chegar em meados de 2022. Em seguida, minivans e outros veículos comerciais serão lançados em conjunto na Europa, cada um de uma marca, mas partilhando a mesma plataforma entre si — como já ocorre entre Volkswagen, Audi, Seat e Skoda.

LEIA MAIS: Ford EcoSport Titanium: como anda o modelo 1.5 com pneus "run flat"?

Vale lembrar que a decisão de lançar a nova geração do Explorer na Europa foi mantida, e só não deverá ter problemas com as regulamentações de emissões de poluentes pois chegará apenas na versão híbrida por lá. Com as turbulências e incertezas sobre o futuro da fabricante norte-americana no Brasil e no mundo, ainda não se fala se haverá um sucessor para o Ford Ka europeu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!