Conheça 10 itens antes de pensar em comprar uma Fiat Strada

Você está atrás de um utilitário pequeno e versátil que possa atendê-lo tanto no trabalho como no lazer? Que tal a Fiat Strada? Vamos para os 10 itens que devem ser checados com atenção.

1-) Frente

A frente mais baixa é alvo de crítica e é preciso tomar cuidado para não raspar em valetas ou lombadas. Por isso, nunca é demais dar uma checada. Se o carro não tem raspões ou trincas no para-choque é sinal de que o carro foi pouco submetido a serviços mais pesados.

Divulgação

2-) Tampa traseira

Outro sinal que indica a falta de cuidado do proprietário são assoalhos com arranhões ou rachadura e amassados na tampa traseira. Se a unidade tiver algum amassado principalmente na parte superior ou grandes arranhões, não resta dúvida de que foi usada sem dó. Fuja!

Divulgação

3-) Caçamba

Por ser tratar de um utilitário, é imprescindível dar atenção especial ao estado da caçamba que denunciará o tipo de uso que o dono fez dela. Se tiver marcas, amassados ou riscos, pode ser um indício de mau uso.

Divulgação

4-) Acabamento interno

O acabamento interno, principalmente o volante e manopla de câmbio que mesmo em modelos menos rodados costumam descascar, segundo relatos de proprietários. Por isso, avalie bem o estado destes itens antes de dar prosseguimento à avaliação na hora da compra.

Divulgação

5-) Acabamento externo

Algumas Strada possuem o para-choque sem pintura, assim como algumas versões também têm molduras nos arcos dos para-lamas o que com o tempo, mesmo nos modelos mais conservados acabam queimando. A solução é simples, um bom renovador de plásticos ajuda.

Divulgação

6-) Câmbio

Teste todas as marchas e verifique se engatam com facilidade. No Dualogic, no final de 2014, a Fiat anunciou um recall para verificação e substituição,caso necessário, do atuador de embreagem que poderia dar problemas de engate das marchas e dificuldade nas arrancadas.

Divulgação

7-) Amortecedor dianteiro

Quanto aos amortecedores dianteiros, verifique, principalmente ao passar por ruas de paralelepípedo possíveis estalos ou ruídos que pode ser um sinal de buchas ou pivôs comprometidos. Na dúvida, leve até um mecânico de confiança para dar uma avaliada.

Divulgação

8-) Eixo traseiro

A mesma regra se aplica ao eixo traseiro arriado, evidenciado ao conjunto da suspensão cujas molas ou amortecedores gastos decorrentes do excesso de peso que a unidade possa ter sido submetida.

Divulgação

9-) Embreagem

Alguns donos relatam vazamento no cilindro mestre da embreagem, tornando o sistema inoperante. De acionamento hidráulico, o problema pode ser facilmente resolvido bastando substituir a peça que não custa mais do que R$ 260.

Reprodução

10-) Luz do tanquinho

Um problema bastante comum não só na Strada, mas em outros modelos da Fiat está na luz-espia do reservatório de partida a frio, que não apaga, mesmo após o reabastecimento. A solução pode ser resolvida trocando a boia do reservatório.

Divulgação