![Peugeot 203 Peugeot 203](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3m/39/th/3m39th0ca84pamoqzrqj7wgwk.jpg)
Aqui no Brasil quando se fala em série 200, não há como não lembrar dos 205 que foram importados logo após a reabertura das importações durante o governo Collor, em 1990, mas a sua história vem bem antes, no Pós-Segunda Guerra Mundial no ano 1948 com o 203.
O 203
foi um carro médio e sua primeira aparição ocorreria no Mundial do Automóvel de Paris em 1947. A produção foi inicialmente prejudicada com greves e insumos para a produção, problemas que foram solucionados no ano seguinte e as primeiras entregas feitas em 1949.
Contou com variações como 4-portas sedã, 4-portas perua, 2 e 4-portas conversível e 2-portas coupé e motores 4 cilindros em linha, de 1.130 a 1.290 cm3 (42 a 49 cv),
sempre associado a uma caixa de quatro marchas manual (uma a ré, não sincronizada) e tração traseira.
![A linha 203 da Peugeot também teve variações de carrocerias como uma Station Wagon. A linha 203 da Peugeot também teve variações de carrocerias como uma Station Wagon.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1w/y6/qq/1wy6qqnl7yypt7t4dgcho3ml9.jpg)
O modelo teve um papel importante para a marca francesa, lembrando que ele contou com várias inovações à época como primeiro modelo monobloco de cabeçote hemisférico e válvulas em V, o primeiro feito em massa, na ordem de meio milhão de unidades. Foi até 1960.
205
![Peugeot 205 GTI impressionou pelo desempenho desde quando foi lançado, em 1984 Peugeot 205 GTI impressionou pelo desempenho desde quando foi lançado, em 1984](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/as/my/06/asmy061tsjurq8h8qws8v0apo.jpg)
A década de 1983 daria continuidade a saga com o 205
, apresentado em 1983 e eleito o 'Carro de Ouro do Ano' da década de 1980. Um hatch que conquistou várias gerações com a sua esportividade, sendo produzido em 7 fábricas de 3 continentes.
O destaque foi o 205 Turbo 16,
uma série limitada de 200 unidades construídas para homologar a participação do modelo no Grupo B do Campeonato Mundial de Rally, graças à sua carroceria reforçada, motor central transversal de 200 cv e tração nas quatro rodas.
Aliás, a unidade escolhida para o modelo mais rápido do Peugeot 205
era o 1.8 16v Turbo
, conhecido por 205 T16
, que atingia de 0 a 100 km/h em incríveis 3 segundos, uma marca que deixaria muito superesportivo legítimo da época comendo poeira.
Com todos esses predicados, não demoraria para ele se tornar um carro cult e alcançar grande sucesso nas competições, vencendo o Campeonato Mundial de Rally
para pilotos e construtores em 1985 e 1986; além do Paris-Dakar, em 1987 e 1988.
206
![Peugeot 206 Peugeot 206](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2n/om/6i/2nom6iqj2czj8b0oj938zsceu.jpg)
Sucedendo essa geração, o 206 assumiria o desafio de superá-lo e ganhou uma variedade importante de tipos de carroceria e tecnologia superior durante a sua jornada como o CC (Coupé Cabriolet), Sedan, SW
; além do esportivos 206 GTI, 206 RC, 206 Rallye (séries especiais).
Coube a ele o mérito de o primeiro Peugeot a sair da fábrica de Porto Real (RJ), em 2001. Em Novembro de 2009, a marca encerraria a produção do 206. Entrou em seu lugar o Peugeot 207 X-Line
, versão mais em conta da família, encerrando assim mais um ciclo no Brasil.
207
![O 207 Passion é baseado no 206 Sedan fabricado pela Iran Khodro, no Irã. O 207 Passion é baseado no 206 Sedan fabricado pela Iran Khodro, no Irã.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bp/5e/85/bp5e85eeimlerhhonlt7zr6pa.jpg)
Foi com essa geração que a marca incorporaria pela primeira vez a configuração sedã, batizada de 207 Passion
que se juntaria a perua ou SW
, oferecido em múltiplas versões que combinavam níveis de equipamentos e motores a gasolina.
Baseado no 206 Sedan
fabricado pela Iran Khodro
, no Irã, tinha como forte atributos o generoso porta-malas de 420 litros. Foi uma aposta da montadora para competir outros sedãs no mercado brasileiro, tais como F iat Siena, Chevrolet Prisma, Renault Logan e Volkswagen Voyage.
208
![Peugeot 208 Peugeot 208](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6z/9v/ih/6z9vihbkdpazhuisovap96jlw.jpg)
Para 2013, um ano depois na Europa, surgia o 208
totalmente novo, com acabamento mais primoroso e melhor nível de equipamento fazendo com que a categoria fosse promovida para a dos chamados compactos "premium".
Nesse nicho, entravam também na disputa pela peferência dos consumidores
Fiat Punto
, Citroën C3
(com quem compartilha a plataforma, fábrica e também o conjunto mecânico), Ford Fiesta
, Honda Fit
e Chevrolet Sonic.
![Peugeot 208 Active Pack Peugeot 208 Active Pack](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/er/5c/r6/er5cr61fagr31bo639ckcalxm.jpg)
Um dos destaques dessa série estava na estreia de uma nova arquitetura completamente ergonômica chamada pela marca de i-cockpit
, sendo o 'i' de interativo como uma forma de oferecer mais praticidade ao painel touch screen.
Em 2020, com a segunda geração do modelo, importada da Argentina, surgia o i-cockpit 3D
uma evolução do conceito já presente na primeira geração do hatch. Ele se destaca pela presença do painel de instrumentos totalmente digital.
![Peugeot e-208 GT Peugeot e-208 GT](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4x/yh/8h/4xyh8hblkoh78wv54p6usl139.jpg)
O ano seguinte ficaria marcado com a chegada do elétrico e- 208 GT
cuja diferença está no motor que no lugar do 1.6 aspirado de 118 cv
traz um motor elétrico que gera 136 cv e 26,5 kgfm
, enviados para as rodas dianteiras. De 0 a 100 km/h é feito em 8,3 segundos.
![Peugeot 208 Style Peugeot 208 Style](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/co/3y/i6/co3yi6o6o4mm3hsu5gp02o3sy.jpg)
Em 2022, chegou a vez do Peugeot 208 - nas versões Like e Style
- passar a ganhar nova motorização, no caso a 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm
, o mesmo do
Fiat Argo
, como uma estratégia de atrair mais clientes com o novo preço de R$ 72.990.
Só como exemplo, antes dessa, versão mais barata era, até agora, a Active
equipada com motor de quatro cilindros, 1.6 litro de 118/115 cv de potência e 15,5/15,4 kgfm de torque
, comercializada por R$ 99.990.