Aqui no Brasil quando se fala em série 200, não há como não lembrar dos 205 que foram importados logo após a reabertura das importações durante o governo Collor, em 1990, mas a sua história vem bem antes, no Pós-Segunda Guerra Mundial no ano 1948 com o 203.
                      
O                       203
 foi um carro médio e sua primeira aparição ocorreria no Mundial do Automóvel de Paris em 1947. A produção foi inicialmente prejudicada com greves e insumos para a produção, problemas que foram solucionados no ano seguinte e as primeiras entregas feitas em 1949.
                      
Contou com variações como 4-portas sedã, 4-portas perua, 2 e 4-portas conversível e 2-portas coupé e motores                       4 cilindros em linha, de 1.130 a 1.290 cm3 (42 a 49 cv),
 sempre associado a uma caixa de quatro marchas manual (uma a ré, não sincronizada) e tração traseira.
                        
                      
O modelo teve um papel importante para a marca francesa, lembrando que ele contou com várias inovações à época como primeiro modelo monobloco de cabeçote hemisférico e válvulas em V, o primeiro feito em massa, na ordem de meio milhão de unidades. Foi até 1960.
205
                        
                      
A década de 1983 daria continuidade a saga com o                       205
, apresentado em 1983 e eleito o 'Carro de Ouro do Ano' da década de 1980. Um hatch que conquistou várias gerações com a sua esportividade, sendo produzido em 7 fábricas de 3 continentes.
                      
O destaque foi o                       205 Turbo 16,
 uma série limitada de 200 unidades construídas para homologar a participação do modelo no Grupo B do Campeonato Mundial de Rally, graças à sua carroceria reforçada,                       motor central transversal de 200 cv e tração nas quatro rodas.
                    
                      
Aliás, a unidade escolhida para o modelo mais rápido do                       Peugeot 205
 era o                       1.8 16v Turbo
, conhecido por                       205 T16
, que atingia de 0 a 100 km/h em incríveis 3 segundos, uma marca que deixaria muito superesportivo legítimo da época comendo poeira.
                      
Com todos esses predicados, não demoraria para ele se tornar um carro cult e alcançar grande sucesso nas competições, vencendo o                       Campeonato Mundial de Rally
 para pilotos e construtores em 1985 e 1986; além do Paris-Dakar, em 1987 e 1988.
206
                        
                      
Sucedendo essa geração, o 206 assumiria o desafio de superá-lo e ganhou uma variedade importante de tipos de carroceria e tecnologia superior durante a sua jornada como o                       CC (Coupé Cabriolet), Sedan, SW
; além do esportivos                       206 GTI, 206 RC, 206 Rallye (séries especiais).
                    
                      
Coube a ele o mérito de o primeiro Peugeot a sair da fábrica de Porto Real (RJ), em 2001. Em Novembro de 2009, a marca encerraria a produção do 206. Entrou em seu lugar o                       Peugeot 207 X-Line
, versão mais em conta da família, encerrando assim mais um ciclo no Brasil.
207
                        
                      
Foi com essa geração que a marca incorporaria pela primeira vez a configuração sedã, batizada de                       207 Passion
 que se juntaria a perua ou                       SW
, oferecido em múltiplas versões que combinavam níveis de equipamentos e motores a gasolina.
                      
Baseado no                       206 Sedan
 fabricado pela                       Iran Khodro
, no Irã, tinha como forte atributos o generoso porta-malas de 420 litros. Foi uma aposta da montadora para competir outros sedãs no mercado brasileiro, tais como F                      iat Siena, Chevrolet Prisma, Renault Logan e Volkswagen Voyage.
                    
208
                        
                      
Para 2013, um ano depois na Europa, surgia o                       208
 totalmente novo, com acabamento mais primoroso e melhor nível de equipamento fazendo com que a categoria fosse promovida para a dos chamados compactos "premium".
                      
Nesse nicho, entravam também na disputa pela peferência dos consumidores                       
                        Fiat Punto
,                         Citroën C3
                      
 (com quem compartilha a plataforma, fábrica e também o conjunto mecânico),                                              Ford Fiesta
,                         Honda Fit
 e                         Chevrolet Sonic.
                      
                    
                        
                      
Um dos destaques dessa série estava na estreia de uma nova arquitetura completamente ergonômica chamada pela marca de                       i-cockpit
, sendo o 'i' de interativo como uma forma de oferecer mais praticidade ao painel touch screen.
                      
Em 2020, com a segunda geração do modelo, importada da Argentina, surgia o                       i-cockpit 3D
 uma evolução do conceito já presente na primeira geração do hatch. Ele se destaca pela presença do painel de instrumentos totalmente digital.
                        
                      
O ano seguinte ficaria marcado com a chegada do elétrico                       e- 208 GT
 cuja diferença está no motor que no lugar do                       1.6 aspirado de 118 cv
 traz um motor elétrico que gera                       136 cv e 26,5 kgfm
, enviados para as rodas dianteiras. De 0 a 100 km/h é feito em 8,3 segundos.
                        
                      
Em 2022, chegou a vez do                       Peugeot 208 - nas versões Like e Style
 - passar a ganhar nova motorização, no caso a                       1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm
, o mesmo do                       
                        Fiat Argo
                      
, como uma estratégia de atrair mais clientes com o novo preço de                       R$ 72.990.
                    
                      
Só como exemplo, antes dessa, versão mais barata era, até agora, a                       Active
 equipada com motor de quatro cilindros,                       1.6 litro de 118/115 cv de potência e 15,5/15,4 kgfm de torque
, comercializada por                       R$ 99.990.