Após muito suspense, a Mitsubishi revelou oficialmente seu mais novo lançamento, o SUV Xforce , baseado no conceito XFC . Os planos da Mitsubishi incluem vendas no sul e sudeste Asiático , América do Sul , Oriente Médio e África .
O Xforce mede 4,39 m de comprimento , 1,81 m de largura , 1,66 m de altura e 2,65 m de entre-eixos . Números que o posicionam para brigar com Jeep Renegade , Honda HR-V , Hyundai Creta e Nissan Kicks , por exemplo.
Visualmente, a novidade é bastante similar ao conceito XFC , que já teve imagens vazadas antes do tempo. O visual dá sinais de um veículo desenhado com robustez em mente. Os faróis de LED possuem formato de “T” e dão uma sensação de modernidade ao SUV.
O interior traz tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e painel de instrumentos de 8” , os dois integrados, o que dá a impressão de formarem uma peça única. O revestimento do painel é em tecido de cor clara , que, segundo a Mitsubishi, é anti-manchas , enquanto os bancos possuem revestimento de couro .
A cabine tem espaço para apenas cinco ocupantes e aposta em porta-objetos e para conquistar os clientes. Os bancos traseiros podem ter até oito ajustes de posição e podem se tornar quase planos, enquanto o assento central se torna um porta-copos dependendo da necessidade.
A cabine ainda traz carregador sem fio , portas USB do tipo A e C, além de nichos para armazenar os smartphones de cada ocupante, individualmente. Há também espaço para 21 garrafas de 600ml por todo o veículo, bem como um “ refrigerador ” que utiliza o ar-condicionado para refrigerar bebidas, um recurso antigo, mas bacana. A Mitsubishi não afirmou onde o item está localizado, provavelmente, no porta-luvas. Encerrando o interior há ainda o sistema de som com oito alto-falantes, assinado pela Yamaha .
É na motorização que o Xforce encontra grandes dificuldades para emplacar no Brasil. O modelo será oferecido na Indonésia com um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, capaz de produzir apenas 105 cv de potência e 14,37 kgfm de torque . São números próximos ao que o Fiat Pulse 1.3 aspirado entrega.
A tração é somente dianteira e o câmbio é automático do tipo CVT . Vale ressaltar que o modelo traz direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e pneus 225/50 R18.
Apesar da tração dianteira, a Mitsubishi aposta nos modos de condução (normal, molhado, cascalho e lama), no seu Controle Ativo de estabilidade ( Active Yaw Control ), e nos 22,2 cm de distância do solo , para que o Xforce tenha capacidade suficiente para enfrentar um fora de estrada leve.
Segundo a Mitsubishi, a produção inicial será concentrada nos mercados asiáticos, chegando mais tarde em outros continentes do hemisfério sul, incluindo a América Latina. Resta saber qual motorização os japoneses utilizariam no SUV, já que a maioria dos rivais do segmento já aposta em motores turbinados . Será que versões híbridas estariam a caminho? É certo que sim, mas, até lá, o 1.5 terá que cumprir o seu papel.