Mais discreto, Volkswagen Virtus Exclusive substitui o esportivo GTS
Julio Cabral
Mais discreto, Volkswagen Virtus Exclusive substitui o esportivo GTS

De Buenos Aires, Argentina

A Volkswagen apresentou o Virtus reestilizado em Buenos Aires, Argentina, e as primeiras mudanças de estilo do sedan o afastam do Polo, principalmente na parte dianteira. A nova identidade vem acompanhada de mudanças na gama e também em equipamentos. Os preços vão de R$ 103.990 e chegam a R$ 144.990. As vendas começam no dia 09 de março.

Vamos às mudanças. O design tornou a frente bem diferente da exibida pelo Polo, a começar pelos faróis de LED. Eles se tornaram mais estreitos, tendo uma semelhança com os do Nivus , algo acentuado pelo mesmo formato de luzes de rodagem diurnas. O para-choque dianteiro adotou novos faróis de neblina de LEDs e molduras mais ousadas.

A traseira também conta com LEDs nas lanternas , peças que formam um "T" horizontal, algo que lembra um pouco os modelos da Audi.Completam o pacote detalhes na base do para-choque traseiro e novas rodas.


Falando em sedans maiores, as mudanças dianteiras acrescentaram 6,9 centímetros ao comprimento. Estamos falando de um sedan compacto de 4,56 metros e 2,65 metros de entre-eixos, medidas que se somam ao porta-malas de 521 litros para colocá-lo em um patamar de tamanho de médios.

Por dentro, o painel de instrumentos é 100% digital de 10,25 polegadas e passa a contar em toda a sua extensão com uma faixa de vinil que imita couro, um toque que aposta até em costuras duplas. Porém, não há materiais macios de fato, trata-se apenas de uma solução mais agradável ao toque do que a antiga peça . Os bancos também têm nova padronagem, que se somam aos painéis de porta dianteiro, porém, os traseiros sequer contam com revestimento.

Volkswagen Virtus Highline manteve o motor 1.0 TSI de 128 cv
Julio Cabral
Volkswagen Virtus Highline manteve o motor 1.0 TSI de 128 cv

Os outros detalhes ficam por conta dos bancos novos, com couro a partir da Comfortline, e com a diferença do tom marrom na Highline. O volante multifuncional passou a contar com acabamentos na cor preta e a manopla de câmbio exibe detalhe iluminado, um toque que está nos SUVs T-Cross  e Taos . O resultado ao vivo é interessante.

Se o estilo do antecessor ainda era agradável, a segurança do antigo Virtus era prejudicada pelo fato de oferecer apenas airbags frontais (obrigatórios) e laterais dianteiros , algo que mudou no reestilizado. 

Da mesma maneira que os companheiros de plataforma Nivus  e T-Cross , o sedan compacto passou a ter também airbags do tipo cortina de série , aqueles que cobrem os vidros e protegem os quatro ocupantes laterais. É algo que o Polo renovado  continua a não oferecer. De acordo com a VW, o motivo do hatch não ter tido o mesmo acréscimo de itens se dá pela necessidade de manter o modelo competitivo. De qualquer maneira, é uma pena.

Lanternas de LED e detalhes no para-choque diferenciam a traseira
Julio Cabral
Lanternas de LED e detalhes no para-choque diferenciam a traseira

As versão mais barata recebeu o motor 1.0 TSI 170, o mesmo utilizado pelo Polo renovado . A potência e torque são os mesmos, mais especificamente 116/109 cv e 16,8 kgfm a 1.750 rpm. A opção manual de cinco marchas parte de R$ 103.990, enquanto a automática de seis velocidades custa R$ 112.990 .

O pacote de itens do manual inclui os esperados ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico (vidros um toque apenas para as portas dianteiras) , banco do motorista ajustável em altura, coluna de direção com ajuste vertical e de profundidade, volante multifuncional, banco traseiro bipartido, quatro alto falantes, além de faróis e lanternas de LED, painel digital de oito polegadas (sem conta giros), carregamento de celular por indução, multimídia Composition Touch, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve aro 15 e pneus 195/55, entre outros. Afora os seis airbags já citados, a segurança é complementada pelos controles eletrônicos de estabilidade e de tração.

Por sua vez, o automático acrescenta controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência , sistema start stop, duas entradas USB C para o banco traseiro, volante revestido de material que imita couro e borboletas para a troca sequencial de marchas. Não é apenas o motor que é semelhante ao do Polo, o Virtus também utiliza a solução de freios traseiros a tambor. 

Interior do Virtus Highline tem painel com faixa de vinil e bancos de couro parcialmente marrons
Julio Cabral
Interior do Virtus Highline tem painel com faixa de vinil e bancos de couro parcialmente marrons

Ao contrário do Polo, o Virtus continua a contar com o 1.0 TSI de 128/116 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm , mas apenas nas versões Comfortline e Highline. A primeira sai por R$ 121.990 (era R$ 122.210) e ar-condicionado digital, seis alto falantes (a diferença é a adição dos tweeters), abertura/fechamento e partida sem chave, faróis de neblina de LEDs, bancos e faixa do painel com material que imita couro (com direito ao toque de imitações de costuras duplas), câmera de ré, rodas de liga leve aro 16, pneus 205/55, afora a central VW Play de 10,1 polegadas como opcional.

O Highline sai por R$ 130.030 (era... R$ 130.030) e acrescenta painel digital de 10,25 polegadas, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, multimídia VW Play, detector de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, função frenagem de manobra (ela impede que você bata o carro em balizas mal calculadas), rodas de liga leve aro 17, pneus 205/50, e sensores de chuva e de luz, além das três primeiras revisões gratuitas.

A grande novidade é a Exclusive, uma configuração que substitui a antiga GTS , e conta com o mesmo motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm a 1.500 rpm. Marcada para ser lançada ainda no primeiro semestre, a versão custa R$ 144.990, valor próximo aos R$ 148.650 do Chevrolet Cruze 1.4 turbo, embora o sedan médio seja menos equipado.

O valor é menor do que os R$ 149.020 cobrados pelo Virtus GTS 2022 . A diferença em equipamentos inclui rodas de liga aro 18, pneus 205/45, seletor de modos de condução e acabamentos que incluem bancos de couro com detalhes hexagonais (chamados de matelassê).

O esportivo refinado tem para-choques com frisos cinzas, emblema Exclusive na grade dianteira estilo colméia, rodas aro 18, e emblemas em preto piano na traseira. 

Para concluir, a estratégia de manutenção de preços da VW parece atrativa, porém, embora seja mais equipado do que a maioria dos rivais, o Virtus continua a ser mais caro do que o Chevrolet Onix Plus  e Hyundai HB20S , para citar dois exemplos. O consolo é que agora ele tem mais itens para justificar um pouco o posicionamento.

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