A Ford confirmou três importantes novidades para seu portfólio futuro no Brasil nesta semana. O tão aguardado Mustang Mach-E , o primeiro Mustang em carroceria SUV e 100% elétrico , chegará no mês de outubro, versão Raptor da nova Ranger ainda este ano e a F-150 renovada para o ano que vem.
Após um ano da confirmação de que seria oferecido no Brasil, o Mustang Mach-E recebeu uma data oficial de lançamento: outubro. A novidade já rodava em testes, e já até tivemos um contato inicial com o SUV elétrico .
Apesar das polêmicas envolvendo carroceria e nomenclatura, o Mustang Mach-E é mais potente, por exemplo, que algumas versões do Mustang cupê tradicional. São 487 cv de potência e 87,6 kgfm de torque , o que garante aceleração de zero aos 100 km/h em 3,5 segundos . Em comparação, o Mustang Mach 1 oferecido no Brasil conta com 483 cv de potência , 56,7 kgfm de torque e vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos .
O interior traz tela central de 15 polegadas que comanda todas as funções do veículo, acompanhada de um cluster bem menor, que oferece apenas as informações essenciais ao condutor, como velocidade, alcance e luzes de emergência. Por falar em alcance, as baterias garantem 420 km de autonomia , aferida pelo ciclo EPA. Após a medição do Inmetro , esse número deve ser reduzido.
Outra novidade da Ford será o início das vendas da versão Raptor da nova Ranger . A edição é tratada como a variante esportiva da picape e já existia na geração anterior da caminhonete, mas não chegou a ser oferecida por aqui.
A Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance , divisão voltada para veículos esportivos da marca, e foi inspirada nas competições que acontecem em desertos. A marca não confirmou motorização, revelou apenas que os amortecedores serão fornecidos pela FOX.
Entretanto, a Ranger Raptor já é oferecida na Argentina e traz motor 3.0 V6 bi-turbo de 397 cv e 59,4 kgfm de torque , câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 . Se essa opção chegar ao Brasil, será a única variante da nova geração da picape a aceitar gasolina. No país vizinho, a versão custa 56.535 dólares, valor próximo ao pedido pela F-150 por lá (58.103 dólares). Portanto, por aqui, devemos algo perto dos R$ 479.990 da F-150 .
Além do visual mais esportivo graças aos novos para-choques, grade e para-lamas alargados, a suspensão da Ranger Raptor é mais elevada, e o chassis recebe reforços na estrutura e na fixação dos braços de suspensão.
A última novidade é a chegada da nova Ford F-150 , que foi apresentada em Detroit, nos Estados Unidos. A bruta picape norte-americana chegou ao Brasil em abril deste ano e ganhará o novo visual somente em 2024 , mas sem data definida. A mudança em tão pouco tempo pode não ser normal para os consumidores brasileiros, mas, na América do Norte, a geração atual é vendida desde 2021, ou seja, a reestilização já era esperada.
Segundo a Ford norte-americana, as novidades da F-150 vão além dos novos desenhos dos faróis de LED, para-choque, grade e rodas. Uma das principais novidades está na caçamba, que recebeu o sistema opcional “ Pro-Access Tailgate ” que consiste em uma “portinhola” no centro da tampa da caçamba, que permite abertura lateral de uma parte da peça, facilitando a utilização.
A picape recebeu um novo motor, o V6 2.7 biturbo “Powerboost” agora substitui o V6 3.3 nas versões híbridas . O novo propulsor oferece 430 cv e 78 kgfm de torque , mas não deverá nem passar perto do Brasil, pelo menos por enquanto. Aqui, a F-150 manterá o V8 5.0 de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque .
A F-150 americana recebeu assistente de troca de faixa e ganhou melhorias no sistema de alerta de colisão e nos avisos de ponto cego, o que ajuda muito em uma picape de 5,88 metros de comprimento.