O Fusca é um dos carros mais conhecidos de todo o mundo. Afinal, o pequeno Volkswagen foi produzido entre 1938 e 2003, e muitas vezes foi sinônimo de um carro resistente e acessível . Por sua vez, um Rolls-Royce e “acessível” não são palavras que combinam , mas que tal um Fusca com cara de Rolls-Royce ?
A ideia de modificar um Fusca para parecer um Rolls-Royce era popular nos anos 60 nos Estados Unidos. O exemplar em questão se parece com um Rolls-Royce Phantom VI , produzido entre 1968 e 1990. A unidade está à venda no Facebook Marketplace da Itália, foi produzida em 1972 e conta com 50 mil km rodados.
Apesar de ser o jeito mais econômico de rodar com um Rolls-Royce, o Fusca Phantom está à venda por 9.500 Euros , o equivalente a R$ 51.292 . O fusquinha custa cerca de 390 euros (R$2.105) a menos que o Fiat Topolino , quadriciclo elétrico oferecido pela marca italiana em seu país de origem e que chegará ao Brasil em breve , sob a forma do Citroën Ami.
O Fusca modificado recebeu trocou os faróis simples por uma peça dupla em cada lado, que mais parecem ter saído do Volkswagen TL , por exemplo. Mas a principal modificação é, sem dúvidas, o capô, que deixou de ter o formato curvado para receber a as linhas quadradas e até o “Spirit of Ecstasy”, na ponta.
Além disso, o Fusca Rolls-Royce recebeu pintura em dois tons, acabamento no teto que imita a capota dos Rolls-Royce e até um detalhe que lembra madeira na lateral.
Nos Estados Unidos, esses kits para o Fusca eram famosos na década de 70. Os modelos eram comercializados como “ The Elegant Beetle ” (Fusca elegante na tradução), e a fama era tanta que a A & A Fiberglass, empresa que fazia esses kits visuais, chegou a ser processada pela Rolls-Royce em 1976, com vitória para os britânicos.
No Brasil, a ideia de ter um Rolls-Royce baratinho também teve vez. Na década de 60 e 70, alguns fuscas foram customizados para parecerem um Rolls-Royce, mas o kit era mais simples , e consistia apenas em um capô diferente.