Mesmo em tempos áureos, Renault Captur nunca atingiu a marca de 30 mil emplacamentos
Divulgação
Mesmo em tempos áureos, Renault Captur nunca atingiu a marca de 30 mil emplacamentos

O novo Kardian é um produto muito aguardado pela Renault. As primeiras unidades chegarão às lojas somente em março de 2024, mas a sua revelação global significou o fim da linha para um outro SUV, o Captur .

Com a revelação da novidade global, o Captur desapareceu do site da fabricante francesa, dando a entender que as versões topo de linha do Kardian terão preços similares ao modelo que se despediu sem fazer muito alarde.

O Captur era oferecido com o motor 1.3 turbo de 173 cv e custava entre R$ 142.990 e R$ 164.190 . A proposta do modelo era de ser um SUV com acabamento mais refinado que o Duster, mas nem mesmo o motor mais potente conseguiu mudar a história do modelo no Brasil.

Além do baixo número de vendas, o conflito entre Rússia e Ucrânia atrapalhou a produção do modelo por aqui, já que algumas peças eram fabricadas em território russo , e desde maio de 2022, a Renault não realiza mais operações no país, justamente por conta do conflito armado e diversas sanções impostas. 

Renault Captur era o Renault mais refinado produzido no território brasileiro
Divulgação
Renault Captur era o Renault mais refinado produzido no território brasileiro

O Captur chegou ao Brasil em 2017 trazendo opções 1.6 de 120 cv e câmbio manual ou 2.0 de 148 cv e câmbio automático de apenas quatro velocidades. Mais tarde, uma caixa automática do tipo CVT complementou a linha do propulsor 1.6.

Em 2021, com a chegada do motor turbo, esperava-se uma sobrevida especial para o SUV, mas os números de vendas não empolgaram. O 1.3 turbo continuará a ser fabricado e seguirá equipando o Renault Duster e a picape Oroch.

O Captur seguirá em produção na Europa , mas vale ressaltar que o modelo de lá é diferente do que era produzido em São José dos Pinhais (PR). No velho continente, o SUV utiliza uma derivação da plataforma CMF-B, que fará sua estréia no Brasil no Kardian, embora em uma versão atualizada ao ponto da Renault chamar de nova base. 

Na Europa, Captur possui visual um pouco mais refinado, mas já está ficando defasado
Divulgação
Na Europa, Captur possui visual um pouco mais refinado, mas já está ficando defasado

Sabemos que a estratégia da Renault passa por oferecer veículos de maior valor agregado . Portanto, seria natural que Stepway e Logan deixassem de ser oferecidos. Oficialmente, a Renault garantiu que seguirá produzindo esses modelos, mas não confirmou um prazo.

A chegada do Kardian e os investimentos futuros irão demandar reformulações na fábrica de São José dos Pinhais . Essa reformulação irá afetar o Kwid, que terá sua produção transferida para a Colômbia nos próximos anos .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!