O novo Kardian é um produto muito aguardado pela Renault. As primeiras unidades chegarão às lojas somente em março de 2024, mas a sua revelação global significou o fim da linha para um outro SUV, o Captur .
Com a revelação da novidade global, o Captur desapareceu do site da fabricante francesa, dando a entender que as versões topo de linha do Kardian terão preços similares ao modelo que se despediu sem fazer muito alarde.
O Captur era oferecido com o motor 1.3 turbo de 173 cv e custava entre R$ 142.990 e R$ 164.190 . A proposta do modelo era de ser um SUV com acabamento mais refinado que o Duster, mas nem mesmo o motor mais potente conseguiu mudar a história do modelo no Brasil.
Além do baixo número de vendas, o conflito entre Rússia e Ucrânia atrapalhou a produção do modelo por aqui, já que algumas peças eram fabricadas em território russo , e desde maio de 2022, a Renault não realiza mais operações no país, justamente por conta do conflito armado e diversas sanções impostas.
O Captur chegou ao Brasil em 2017 trazendo opções 1.6 de 120 cv e câmbio manual ou 2.0 de 148 cv e câmbio automático de apenas quatro velocidades. Mais tarde, uma caixa automática do tipo CVT complementou a linha do propulsor 1.6.
Em 2021, com a chegada do motor turbo, esperava-se uma sobrevida especial para o SUV, mas os números de vendas não empolgaram. O 1.3 turbo continuará a ser fabricado e seguirá equipando o Renault Duster e a picape Oroch.
O Captur seguirá em produção na Europa , mas vale ressaltar que o modelo de lá é diferente do que era produzido em São José dos Pinhais (PR). No velho continente, o SUV utiliza uma derivação da plataforma CMF-B, que fará sua estréia no Brasil no Kardian, embora em uma versão atualizada ao ponto da Renault chamar de nova base.
Sabemos que a estratégia da Renault passa por oferecer veículos de maior valor agregado . Portanto, seria natural que Stepway e Logan deixassem de ser oferecidos. Oficialmente, a Renault garantiu que seguirá produzindo esses modelos, mas não confirmou um prazo.
A chegada do Kardian e os investimentos futuros irão demandar reformulações na fábrica de São José dos Pinhais . Essa reformulação irá afetar o Kwid, que terá sua produção transferida para a Colômbia nos próximos anos .