A Citroën está se esforçando para se tornar uma marca mais popular. Em 2022 a marca lançou a nova geração do C3 , cotado para ser o carro-chefe de vendas da marca. Este ano, mais precisamente ontem, foi a vez do C3 Aircross , uma evolução do C3 e que pode transportar até 7 pessoas . Entretanto, a engenharia da marca já trabalha em um outro projeto, conhecido como C3 X .
A novidade será inspirada no C4 X europeu e terá altura de SUV , caimento de teto acentuado, assim como nos cupês, mas com espaço de porta-malas próximo ao encontrado em um sedã tradicional . Tecnicamente, o modelo se aproxima mais da carroceria notchback , mas não seria surpresa se fosse considerado um sedã pela Citroën.
O novo carro será o terceiro projeto derivado do Projeto C-Cubed , que lá em 2021 prometia o C3 hatchback , um SUV maior, que veio a ser o C3 Aircross e um sedã , que seria o C3 X .
Assim como o C3 e C3 Aircross , o desenvolvimento do carro acontece na Índia e deverá ser lançado inicialmente por lá. A Citroën está realizando o lançamento de um novo produto a cada ano, então se tudo ocorrer bem, a apresentação do novo SUV deve ocorrer já no ano que vem.
Baseado na plataforma CMP , o C3X não deverá apresentar muitas diferenças em relação aos seus irmãos já conhecidos. Nos veículos de testes flagrados pela Autocar India, é possível ver que os faróis parecem os mesmos e o para-choque dianteiro terá as mesmas entradas de ar do C3 Aircross , ou seja, será equipado com motor 1.0 turbo de 130/125 cv de origem Fiat .
Demais partes da carroceria e até do interior devem ser compartilhadas, mas a Citroën deverá fazer alguma diferenciação nos materiais, cores ou texturas. O C3 Aircross se diferencia do C3 hatch por conta do painel digital de 7 polegadas e uma nova cor nos acabamentos plásticos, por exemplo.
Considerando que a proposta do projeto C-Cubed é ser acessível, itens como assistentes de condução , câmera 360º e teto solar devem ficar de fora. Considerando seus antecessores, a versão simples deve oferecer apenas airbags frontais , com os laterais chegando em uma variante mais cara.
Falando em motorização, a imprensa indiana cogita a produção de uma versão 100% elétrica do C3 X, assim como acontece com o C3 hatchback por lá . Por aqui, a produção de uma opção exclusivamente elétrica ainda não foi anunciada pela Citroën, mas a fábrica de Porto Real (RJ) está preparada para produzir veículos híbridos com a tecnologia bio-hybrid da Stellantis .
Ainda é difícil pensar nos preços para o novo C3 X (esse nome pode ser alterado ainda), mas não deve ficar muito longe da faixa dos R$ 100 mil a R$ 150 mil , já que o C3 mais caro custa R $ 99.990 e o C3 Aircross de cinco lugares topo de linha custa R$ 130 mil .