A Hyundai alterou a parceria que mantinha com o grupo Caoa no mercado brasileiro. Anteriormente, os sul-coreanos não possuíam controle sobre os veículos importados para o Brasil , o que era controlado pela Caoa . Agora, além das lojas Hyundai-Caoa se integrarem à rede da Hyundai , os carros importados serão trazidos diretamente pela matriz, e isso deverá fazer com que modelos interessantes desembarquem em nosso país.
Fim dos modelos defasados
Como parte do novo acordo, os modelos importados diretamente pela Hyundai seriam próximos aos vendidos em mercados globais , colocando o Brasil ao lado dos principais países do mundo. Atualmente, os veículos importados pela Caoa muitas vezes já chegam defasados, como é o caso do Tucson e Kona elétrico e híbrido , todos com gerações mais modernas na Europa, Estados Unidos e Coréia do Sul.
Azera
O Azera
já foi um dos sedãs de maior sucesso da Hyundai no passado, entretanto, não é mais trazido oficialmente ao nosso país. A novidade poderia chegar para incomodar sedãs alemães e o Honda Accord
, por exemplo. O visual muito ousado, entretanto, pode ser um obstáculo para o sucesso do modelo no mercado de sedãs de luxo. O Azera é equipado com motor 3.5 V6 de 300cv e 36,6 kgfm de torque
, ou uma opção 1.6 turbo híbrida de 230 cv de potência.
Santa Fé
O tradicional SUV de luxo dos sul-coreanos está em sua quinta geração e se destaca por conta do visual com bastante linhas retilíneas e porte avantajado, deixando as linhas bem fluidas de gerações anteriores no passado. Em termos de motorização, o Santa Fé pode ser equipado com um propulsor híbrido de 160 cv e 27 kgfm de torque ou até um 2.5 turbo de 281 cv e 45 kgfm de torque . Vale lembrar que o SUV tem capacidade para transportar até sete pessoas.
Ioniq 5
O mercado de carros elétricos no Brasil está crescendo e a Hyundai só oferece uma opção exclusivamente elétrica em sua gama. A nova fase da marca no país pode acelerar também a eletrificação, fazendo com que o crossover elétrico Ioniq 5 desembarque em nosso país. Medindo 4,63 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,605 m de altura, o crossover se destaca pelo espaço interno (entre-eixos de 3 metros). A opção topo de linha entrega 306 cv de potência e 400 km de alcance (WLTP).
Tucson
O Tucson já foi o principal SUV com o logotipo da Hyundai no Brasil, tanto que foi vendido até 2018, justamente pela Caoa . O modelo ainda é vendido por aqui, mas defasado em relação à versão global. O novo acordo deve priorizar a chegada da quarta geração do SUV, apresentada mundialmente em 2020. O Tucson se destaca por conta de uma ampla gama de motores, contando com opções 1.5 turbo de 200 cv, 2.5 aspirada de 187 cv, ou opções semi-híbridas (MHEV) e híbridas plug-in.
Kona
O Kona foi a aposta da Caoa para eletrificar a gama da Hyundai no Brasil. Com motorização híbrida ou 100% elétrica, o SUV compacto já chegou ao país defasado. A expectativa é que o novo acordo traga a nova geração do SUV, que apresenta a nova linguagem visual da marca, muito mais futurista e moderna, além de baterias melhores para o conjunto elétrico ou híbrido.
Produção Local pode ser ampliada
Segundo os colegas da Revista Quatro Rodas , é possível que a Hyundai utilize a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) para a produção de seus próprios veículos, com a marca brasileira recebendo uma compensação por unidade produzida.
A produção de HB20 , HB20S e Creta , devem ser mantidas em Piracicaba (SP), mas uma segunda fábrica no Brasil poderá resultar na produção local de modelos como o Hyundai Venue , um SUV compacto abaixo do Creta já comercializado na Índia, ou então o Grand Creta , uma versão de sete lugares do SUV mais vendido da marca no Brasil, ou até mesmo a picape Santa Cruz , sucesso de vendas nos Estados Unidos que poderiam chegar para rivalizar com Fiat Toro e Ford Maverick .
Por falar na Santa Cruz , a picape já foi flagrada no país, mas isso não deve significar que o modelo será oferecido localmente. Nos Estados Unidos, ela é mais cara que a Ford Maverick, que é vendida no Brasil a partir de R$ 224.890. Importá-la deve encarecer demais o modelo, que tem porte similar à Fiat Toro, que custa R$ 212.990 nas versões topo de linha com motor diesel.
Investimentos no Brasil
No mês passado a Hyundai anunciou o investimento de 5 bilhões no mercado brasileiro, com foco no desenvolvimento de tecnologias com o uso do hidrogênio. Mais detalhes serão revelados no futuro, mas é provável que a marca invista ainda em tecnologias híbridas por aqui.