A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi apresentou alguns de seus planos futuros recentemente. O conglomerado confirmou a produção de novas picapes , uma Nissan e outra Renault , ambas baseadas na Renault Niagara , revelada junto com o Renault Kardian .
As picapes deverão ser produzidas em Santa Isabel, na Argentina, onde já são produzidas a Nissan Frontier e a Renault Alaskan , que compartilha plataforma com a picape japonesa. No Brasil, a produção ficará concentrada em SUVs e carros eletrificados .
Motorização e preços
A picape Renault Niagara pode ditar não só o visual e porte das duas picapes, mas também a motorização. O conceito mede 4,90 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos e conta com motor a combustão auxiliado por um propulsor elétrico de 48V acoplado ao eixo traseiro , o que irá garantir tração 4x4 às picapes. Os preços devem partir de R$ 150 mil , o mesmo cobrado pela Fiat Toro .
Versões com motorização flex também não devem ser descartadas. As novidades deverão contar com o novo motor 1.0 turbo que a Renault prepara para o Kardian e a Nissan deverá adotar no Kicks de nova geração . Motores diesel estão descartados para o Brasil, uma vez que as picapes terão meia tonelada de capacidade de carga, e a legislação determina que motor diesel só pode ser utilizado em veículos com capacidade de carga igual ou superior a uma tonelada .
Frontier e Alaskan serão renovadas
As picapes médias Frontier e Alaskan também ganharão novas gerações até 2030 . A produção das picapes deverá seguir na Argentina, mas os detalhes sobre os novos produtos ainda são segredos muito bem guardados.
Entretanto, a nova Mitsubishi L200 , que já foi confirmada para o Brasil, foi desenvolvida em colaboração com a Nissan, e pode adiantar alguns detalhes da Frontier. Sobre a Alaskan, ainda não se sabe se ela chegará ao nosso país. A Renault já prometeu a sua chegada há alguns anos , mas até hoje, ela nunca foi comercializada. Com o mercado de picapes muito aquecido, pode ser a hora da Alaskan desembarcar por aqui.
Investimento em compactos elétricos
Além desses modelos, a Aliança ainda anunciou dois compactos elétricos , que assim como as picapes, terão sua estrutura compartilhada entre as fabricantes franco-japonesas. Recentemente, os japoneses apresentaram o teaser de um compacto com visual que remete ao Nissan Micra e que será desenvolvido pela Ampere , a subsidiária criada pela Renault exclusivamente para produzir carros elétricos.