Aos poucos as notícias sobre o novo híbrido acessível da Toyota vão sendo reveladas. O modelo será o Toyota Yaris Cross , que fez sua estreia global em maio na Ásia, e teve sua data de produção revelada pelo presidente da marca no Brasil, Rafael Chang . Segundo o executivo, o novo modelo será produzido em dezembro de 2024 .
Durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024, o executivo explicou a estratégia de eletrificação da fabricante japonesa no Brasil:
“Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é futuro, é presente”, declarou o executivo.
Atualmente, a Toyota oferece apenas o Corolla sedã e Cross ( SUV ) como opções híbridas . Em breve, a marca deve apresentar uma versão eletrificada da picape Hilux e da SW4 , que logicamente desembarcarão no Brasil mais cedo ou mais tarde, principalmente considerando os rivais, que apresentam cada vez mais opções híbridas nesses segmentos.
O Yaris Cross é um SUV compacto que mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos . Sua plataforma é uma variante de baixo custo da utilizada pelo Corolla e Corolla Cross . Na Ásia, a novidade é oferecida com motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm ou 1.5 híbrida que combina um propulsor a um elétrico, gerando 112 cv e 14,3 kgfm de torque.
O Yaris deve aumentar a participação da Toyota no Brasil. Chang projeta crescimento para o ano que vem , apesar das fábricas já operarem em sua capacidade máxima. Segundo o executivo, a ideia da Toyota é crescer com sustentabilidade e pensando no cliente “O share é consequência”.
Segundo a AutoData , o executivo esteve em uma reunião no Japão recentemente para discutir o ciclo de investimentos no país até o fim de 2030. Detalhes desse encontro não foram revelados, mas considerando as declarações de Chang, a marca deverá seguir focando em exemplares híbridos .
Atualmente, o motor híbrido flex utilizado na linha Corolla é importado, um aumento de demanda causado pelo Yaris Cross poderia fazer a Toyota nacionalizar essa tecnologia. Oficialmente, a marca já divulgou que faz testes com uma unidade híbrida flex mas com tecnologia plug-in , baseada nos motores usados no Corolla.
Nova geração do Yaris
Um dos próximos lançamentos da Toyota até 2030 pode ser a nova geração do Yaris . A marca deverá utilizar a mesma estratégia do Corolla e usar o mesmo nome para batizar um sedã e um SUV, este sendo diferenciado pelo nome Cross.
A atual geração do Yaris foi lançada em 2018 , mas não traz itens já comuns entre os mais vendidos do segmento, como motor turbo , por exemplo. Ainda não há confirmação oficial da chegada do sedã (a versão hatch foi descontinuada) mas o que se sabe é que ele está sim nos planos.