A Renault se prepara para celebrar os 70 anos de fabricação na Argentina no ano que vem. Agora, o presidente da filial local voltou a confirmar o desenvolvimento e fabricação de uma nova picape de meia tonelada , indicando que o novo modelo será um presente de aniversário para a fábrica de Santa Isabel .
A picape ainda não tem nome revelado, mas deverá ser baseada no conceito “ Niagara
”, revelado no ano passado, junto do plano estratégico
global de mudança de patamar da Renault, o International Game Plan 2027
.
“Nos últimos anos, tivemos uma forte ênfase em ampliar a produção nacional na fábrica de Santa Isabel. Um claro reflexo desse enfoque é o projeto com perfil exportador que anunciamos recentemente, a partir do desenvolvimento de uma picape de meia tonelada”, declarou Pablo Sibilla, Presidente da Renault Argentina.
Atualmente, a planta produz os modelos Sandero , Stepway , Logan , Kangoo e Alaskan , além da Nissan Frontier .
O que esperar da nova picape da Renault?
Baseado no conceito, podemos esperar uma picape com 4,9 metros de comprimento e entre-eixos variando entre 2,6 m a 3 m . A plataforma é inédita até o momento, e será a mesma utilizada pelo novo SUV compacto Kardian . A estrutura permite motorizações híbridas e tração 4x4 . Além disso, é de se esperar capacidade de carga de até 500 kg .
E a Oroch?
O futuro da Oroch é incerto. Considerando as dimensões da picape, a Niagara seria superior em termos de tamanho e também tecnologia embarcada. Atualmente, a picape é produzida na plataforma B0, utilizada desde 2010 pelo Duster . Uma nova estrutura seria muito bem-vinda.
Outro motivo que pode indicar a chegada da Niagara é que na Europa, o Duster já é produzido em uma nova plataforma , a CMF-B, justamente a mostrada pelo Kardian e pelo conceito. Ainda não é possível afirmar que a Niagara será substituta da Oroch, ou se chegará como segunda geração da picape.
Vale ressaltar que essa nova picape de meia tonelada da Renault deve também indicar a chegada de um modelo similar pela Nissan . Durante uma apresentação no fim do ano passado, a diretoria da Aliança Renault-Nissan revelou uma picape de meia tonelada para os japoneses, que também deverá ser produzida na Argentina.