Jeep Avenger foi descartado do Brasol por ser muito próximo do Renegade, mas pode inspirar novo SUV
Divulgação
Jeep Avenger foi descartado do Brasol por ser muito próximo do Renegade, mas pode inspirar novo SUV

A Stellantis utiliza a Índia como um importante centro de desenvolvimento de produtos, foi assim como o projeto do Citroën C3 , por exemplo, e é justamente de lá que surgem as notícias de um novo SUV compacto da Jeep , segundo os colegas do portal CarWhale .

A engenharia da Stellantis já conhece a plataforma CMP , utilizada por C3C3 Aircross e pelo futuro C3X . A expectativa é que seja o modelo mais acessível da Jeep por lá, posicionado abaixo do Compass .

Por serem marcas de padrões diferentes, a expectativa é que o modelo derivado da Jeep conte com mais refino no acabamento interno e ofereça mais equipamentos de conectividade e segurança . O Hyundai Creta  e Jeep Renegade , por exemplo, oferecem seis airbags de série , enquanto o C3 conta com no máximo quatro .

A motorização na Índia deverá ser o 1.2 turbo de 110 cv e 19 kgfm de torque  com transmissão manual , ou automática de seis velocidades, onde o torque de sobe para 20,5 kgfm.

Novo Jeep será baseado no C3 Aircross e deverá ter até 4 metros de comprimento
Foto - Luiz Forelli Santana
Novo Jeep será baseado no C3 Aircross e deverá ter até 4 metros de comprimento

E o Brasil?

Como o Renegade não é oferecido na Índia , faz sentido para a Jeep oferecer uma opção mais acessível ao Compass no país asiático. No Brasil, a marca é consolidada por oferecer veículos de um segmento premium, embora, exista uma versão do Renegade - batizada de “ 1.3 turbo ” - oferecida pelo preço do C3 Aircross intermediário .

Jeep Renegade Sport
Divulgação
Jeep Renegade Sport

O Renegade está perto de completar 10 anos de mercado e já precisa de uma nova geração para se manter relevante.

Segundo apuração do colega  João Brigato do Auto+ em 2022, o novo Renegade seria o primeiro produto da Jeep baseado na plataforma CMP na América do Sul . A marca até oferece um SUV nessa plataforma na Europa, o Avenger , mas já foi descartado para o Brasil .

Considerando a mudança na nomenclatura de plataformas da Stellantis, a CMP passa a se chamar STLA Small , desenvolvida pensando em eficiência de combustível e uma condução majoritariamente urbana.

É possível que o novo SUV chegue ao mercado já em 2025 , podendo ser um dos primeiros lançamentos com a  tecnologia Bio-hybrid feitos no Brasil. A expectativa é que a Stellantis inicie a produção local de seus híbridos já no segundo semestre deste ano , entretanto, mudanças podem acontecer e o projeto ser adiado.

A nova plataforma poderá fazer o sucessor do Renegade mudar de fábrica . O SUV atualmente produzido em Goiana (PE) , ao lado de Toro , Rampage , e demais Jeeps . Todas as unidades da Stellantis no Brasil irão produzir os carros híbridos, mas atualmente, somente a planta de Porto Real (RJ) e El Palomar (Argentina) fabricam carros na CMP/STLA Small.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!