Após ser flagrado na Índia, C3 cupê inicia fase de testes no Brasil
Reprodução/Raimundo Couto/O TEMPO
Após ser flagrado na Índia, C3 cupê inicia fase de testes no Brasil

A Citroën  segue na missão de mudar a sua história no Brasil. Sob o comando da Stellantis , a marca desenvolveu o projeto C-Cubed , que está próximo de ser concluído, com a chegada de um “ SUV cupê ”, que foi flagrado em testes pela primeira vez no Brasil.

A novidade foi descoberta por Raimundo Couto, editor do AUTO TEMPO , do jornal O TEMPO, que flagrou a unidade com forte camuflagem trafegando pelas ruas de Belo Horizonte (MG) .

Apesar da tentativa da Stellantis de disfarçar a novidade, é possível observar os já conhecidos faróis do C3 e C3 Aircross , além das lanternas traseiras, que parecem ser as mesmas do C3 “hatchback” . As entradas de ar do para-choque dianteiro, contam já com o mesmo desenho apresentado no C3 Aircross , denunciando a inspiração visual.

Stellantis usa estrutura na traseira para despistar sobre o caimento do teto
Reprodução/Raimundo Couto/O TEMPO
Stellantis usa estrutura na traseira para despistar sobre o caimento do teto

Entretanto, é justamente o para-choque dianteiro que denuncia uma informação importante sobre o C3 “cupê”. Esse desenho é (até o momento) exclusivo da versão Aircross por conta das adaptações necessárias para abrigar o motor 1.0 Turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com câmbio automático do tipo CVT , que simula sete velocidades.

O nome do novo modelo ainda não foi confirmado, mas considerando a estratégia da Citroën na Europa, a versão cupê do C3 deverá se chamar “ C3 X ”. Seu visual será inspirado no  C4 X e C5 X, dois SUVs que misturam elementos de carroceria cupê e até mesmo sedã.

Citroën C4 X pode servir de inspiração para o
Divulgação
Citroën C4 X pode servir de inspiração para o "primo" brasileiro

Oficialmente, só se sabe que a novidade será produzida no complexo industrial da Stellantis em Porto Real (RJ), que já é responsável pela fabricação do C4 Cactus , C3 e C3 Aircross. Para o futuro, é capaz que a novidade seja equipada com um motor com algum tipo de eletrificação , já que a Stellantis pretende preparar todas as suas fábricas para produzir carros híbridos .

Internamente, a novidade deve seguir o mesmo padrão já visto no C3 e C3 Aircross . O painel de instrumentos digital apresentado no C3 Aircross , deve estar presente, mas a  saída de ar-condicionado no teto deve ser ausência, uma vez que ela também é ausente no C3 Aircross de cinco lugares .

Interior do Citroën C3 Aircross é basicamente o mesmo do C3 hatch
Foto - Luiz Forelli Santana
Interior do Citroën C3 Aircross é basicamente o mesmo do C3 hatch






Lançamento aguardado já em 2024

Considerando o padrão apresentado pelos demais modelos do projeto C-Cubed, o C3 cupê ou C3 X, deve fazer sua estréia na Índia, país responsável pelo desenvolvimento do modelo e que também recebeu o C3 e C3 Aircross com antecipação.

Por lá, a mídia especializada espera que a novidade seja lançada já no ano que vem. No Brasil, a Citroën deve adotar a mesma estratégia, e irá finalizar o projeto C-Cubed com três lançamentos em três anos .

Quais os rivais do SUV Cupê da Citroën?

Definir os rivais do C3 cupê irá depender muito da faixa de preços em que a Citroën irá posicioná-lo. Entretanto, sabendo da carroceria, a novidade deve chegar como alternativa mais acessível em relação ao Volkswagen Nivus , que custa entre R$ 130.890 e  R$ 147.890 e Fiat Fastback , comercializado por R$ 121.990 e R$ 154.490.

Vale lembrar que os modelos do projeto C-Cubed são mais simples, então é provável que a novidade custe um pouco menos e até esbarre com o C3 Aircross, que é oferecido entre R$ 112.990 e R$ 129.990.

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