Desde que inventaram as picapes maiores que as leves e menores que as médias, há seis anos, Fiat Toro e Renault Oroch são as duas mais vendidas no Brasil. Uma nova leva está prestes a chegar, mas, por enquanto, essa dupla é a que reina. Ambas já passaram por renovações e agora se enfrentam em um uma briga mais equilibrada do que da época em que foram lançadas.
Oferecida a partir de R$ 137.100, na versão Outsider , a Renault Oroch recebeu uma série de mudanças e passa a ter mais fôlego para encarar a campeã de vendas do segmento, a Fiat Toro , que parte de R$ 141.651, mas pode chegar a pelo menos R$ 167.659 na versão Volcano 1.3 turboflex, como a unidade avaliada.
Vamos começar pela Oroch , que recebeu as novidades mais recentes. A principal delas fica por conta do motor 1.3 turboflex que entra no lugar do 2.0 aspirado com mais eficiência e capaz de dar fôlego e conforto à picape da Renault , junto com o câmbio automático CVT, substituto do antiquado AL4, de quatro marchas.
São 170 cv e bons 27,5 kgfm de torque a meros 1.600 rpm, o que significa, na prática, que você terá acelerações mais vigososas e força suficiente para ultrapassagens rápidas e seguras, sempre com níveis de ruído bem civilizados. Ou seja, a evolução na comparação com a Oroch 2.0 , com câmbio automático de quatro marchas é bastante significativa, a ponto superar o desempenho da arrojada rival da Fiat .
A Toro 1.3 turboflex continua sendo a referência no segmento, mas acabou ficando um pouco atrás da concorrente da Renault nos quesitos aceleração de 0 a 100 km/h (9,8 s da Oroch ante 10,7s da Toro) e consumo, como veremos a seguir.
Conforme o Inmetro, o modelo da Renault faz 7,4 km/l de etanol na cidade e 7,8 km/l na estrada, ante apenas 6,6 km/l e 8 km/l da picape da Fiat . Com gasolina, a vantagem do utilitário da marca francesa continua, com 10,5 km/l na estrada e 11 km/l, contra 9,5 km/l e 12,2 km/l da Toro , respectivamente. Em trechos urbanos, o sistema Start&Stop da Oroch ajuda a reduzir o consumo.
Mas nem tudo é desempenho e consumo, até porque as diferenças entre as médias duas picapes nestes dois aspectos é pequena e a Oroch tem um tanque menor, de 45 litros (ante 55 litros da Toro), o que leva a uma autonomia mais baixa (495 na estradada, com gasolina, contra 616 km da rival da Fiat ).
A Toro tem maior vão livre do solo para enfrentar obstáculos pelo caminho (25,1 cm ante 21,2 cm da Oroch). E apenas o modelo da marca italiana pode vir com rodas de aro 18, ante das de 16 polegadas da rival. Além disso, o modelo da Fiat pode vir com uma série de outros itens que a Renault não tem nem como opcional.
A lista é longa e inclui airbags laterais e de cortina, faróis com lâmpadas de LED, monitoramento da pressão dos pneus, sensores no para-choque dianteiro, volante com ajuste de profundidade , além de banco traseiro bipartido e rebatível, entre outros equipamentos mais sofisticados, entre os quais alerta de mudança indevida de faixa.
É no interior da picape da Renault que se nota as maiores mudanças da linha 2023, com velocímetro digital do Captur e central multimidia com tela do tipo flutuante (de 8 polegadas) no meio do painel, ar-condicionado digital na versão topo de linha Outsider , mas mesmo assim não chega a ser tão moderno quanto a Toro que pode vir com internet a bordo, funções controladas por aplicativo de celular e tela na vertical de 10,1 polegadas na versão Volcano.
A renovação da Renault Oroch é louvável e positiva, mas a picape da marca francesa ainda não chegou no mesmo nível da Fiat Toro que também é mais espaçosa, tanto por dentro quanto por fora, com quase três metros de entre-eixos, ante 2,83 da rival, o que influi na distância entre os joelhos de quem vai sentado atrás e as costas dos bancos da frente. Na caçamba da Toro vão 937 litros e na da Oroch, somente 683 litros.
Conclusão
Entre Toro e Oroch , mesmo com as novidades na picape da marca francesa, a primeira acaba levando a melhor. Mas a diferença entre as duas diminuiu até pelo preço da Renault , que acabou ficando atrativo e com boa relação entre custo e benefício.
Porém, a vida do modelo da Fiat não será fácil daqui para frente. Uma série de concorrentes estão a caminho. Um deles é o Chevrolet Montana , que está com lançamento marcado para 2023.
Também está sendo esperado o modelo da Caoa Chery, que será feito com base no Tiggo 7 Pro . E a VW ainda tem planos de lançar a Tarok , mas o projeto ainda está engavetado e não deverá sair do papel tão cedo depois do recente anúncio de que fará apenas uma versão renovada da Amarok na Argentina, sem mencionar nada de novos modelos.
Ficha técnica
Fiat Toro Volcano T270
Preço: a partir de R$ 141.651
Motor: 1.3, quatro cilindros, turboflex
Potência: 180 cv (E) / 185 cv (G) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 225/60 R18
Dimensões: 4,95 m (comprimento) / 1,85 m (largura) / 1,74 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)
Tanque: 55 litros
Caçamba: 937 litros
Consumo gasolina: 10,7 km/l (cidade) / 9,7,4 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 201 km/h
Renault Oroch 1.3 Outsider
Preço: a partir de R$ 137.100
Motor: 1.3, quatro cilindros, turbo, flex
Potência: 162 cv (G) / 170 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.600 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / braços sobrepostos (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 216/65 R16
Dimensões: 4,72 m (comprimento) / 1,63 m (largura) / 1,83 m (altura), 2,83 m (entre-eixos)
Tanque: 45 litros
Caçamba: 683 litros
Consumo: 10,5 km/l (cidade) / 11 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h