O mercado de hatchbacks compactos vem perdendo espaço com a chegada dos SUVs . Essa tendência não é exclusiva do Brasil, e sim global. Recentemente, a Ford anunciou o fim da produção do tradicional Fiesta em 2023, e já deu um ultimato para o Focus : Será produzido até 2025 .
Para suceder o Focus , a Ford irá se aproveitar da sua mais recente parceira, a Volkswagen . As duas fabricantes se juntaram para o desenvolvimento da nova geração das picapes Ranger e Amarok .
O futuro sucessor do Focus será um SUV fabricado a partir da plataforma MEB do Grupo Volkswagen e dela derivam toda a linha de carros elétricos ID da Volkswagen, como também o Q4 e Q5 e-tron da Audi.
Essa estratégia visa acelerar a produção de veículos elétricos pela Ford, que já confirmou o lançamento do Puma 100% elétrico e mais dois SUVs, um de tamanho médio e um esportivo até 2024.
A Ford não possui uma plataforma dedicada a carros de passeio 100% elétricos . O Puma é um híbrido leve produzido a partir da plataforma do Fiesta , enquanto o Mustang Mach-E , utiliza uma versão adaptada da plataforma C2 do Focus .
O desejo da Ford na Europa é se tornar 100% elétrica até 2030 , e além dos veículos já citados, irá lançar ainda quatro utilitários elétricos, que se juntarão ao utilitário E-Transit Custom e F-150 Lightning , já ofertadas no velho continente.
O sucessor do Focus deve ser o “ SUV médio ” já anunciado pela Ford e deve ter dimensões similares ao ID.4 da Volkswagen , enquanto o “SUV esportivo” deverá rivalizar com o ID.5 , que também tem essa função dentro da gama da Volks.
Os novos SUVs elétricos serão produzidos na fábrica de Colônia , na Alemanha, onde o Ford Fiesta foi fabricado, e após o encerramento da produção do hatch, passará por reformas para receber os modelos elétricos da marca.