Falar que americanos amam picapes é chover no molhado, mas a adoção deste país por picapes elétricas vem acontecendo em um ritmo rápido. Visando essa boa aceitação, a Ram desenvolveu sua representante: a 1500 REV , modelo que promete ser a picape elétrica com maior alcance do mercado .
Segundo a fabricante, o utilitário terá duas opções de baterias: 168 kWh para 563 km de autonomia , e 229 kWh para 800 km de alcance . Em carregadores de corrente contínua de 350 kW, é possível conseguir 177 km de autonomia em 10 minutos .
Além disso, o modelo oferece carregamento bidirecional , ou seja, pode fornecer energia veículo-veículo, veículo-casa e até veículo-rede. O conjunto de motores garante 654 cv de potência máxima e 85 kgfm de torque . A capacidade de carga útil é de 1.224 kg , a de reboque é de 6.350 kg e a de submersão chega a 61 cm .
O veículo contará com central multimídia de 14,5 polegadas , painel de instrumentos digital de 12,3” e uma tela auxiliar para o passageiro de 10,25”, que conta ainda com entrada HDMI .
Suas principais rivais no mercado norte-americano serão a Chevrolet Silverado EV e a Ford F-150 lightning . A picape da Chevrolet conta com 643 km de autonomia máxima, 673 cv de potência e 107,8 kgfm de torque nas versões mais potentes, enquanto a Lightning entrega 571 cv de potência, 107 kgfm de torque e 370/500 km de alcance, dependendo da versão.
Vale lembrar que todos os valores de autonomia são no padrão norte-americano EPA , e se os modelos chegarem ao Brasil, serão medidos pelo PBEV (Programa brasileiro de etiquetagem veicular).
Por falar no Brasil, perguntamos à assessoria de imprensa da RAM no Brasil para entender se existe previsão da 1500 REV chegar no país. Segundo a marca, existe a possibilidade do modelo desembarcar no Brasil , já que os produtos vendidos na América do Norte também são comercializados por aqui em pelo menos uma versão .
Portanto, a 1500 REV chegará para fazer frente à Silverado EV, que irá desembarcar no Brasil, mas não há data prevista, visto que o modelo ainda não começou a ser entregue nos Estados Unidos. A Ford, por exemplo, passa por dificuldades para entregar os pedidos da sua picape elétrica, e portanto, não é possível determinar se virá para o nosso país.