A fabricante sueca Volvo confirmou os rumores que circularam no início do ano e anunciou que vai fabricar uma van 100% elétrica . Após anunciar o fim da oferta de station wagons em alguns mercados, a fabricante precisou buscar novos segmentos, e encontrou nas vans uma oportunidade.
O segmento de vans de luxo não é muito popular em volume de vendas, mas há mercados como a China , por exemplo, onde esses veículos são bem procurados, país que deverá ser o principal mercado do EM90 . Considerando mercados globais, a Volvo irá competir com Mercedes-Benz e Hyundai, entre outras marcas.
Por falar na China , é justamente de lá que vem a base da van sueca. Os rumores iniciais apontavam que os escandinavos iriam utilizar a plataforma da Zeekr 009 , que, assim como a Volvo , é de propriedade da Geely .
A Zeekr 009 traz dois motores elétricos que, combinados, geram 544 cv de potência e 69,9 kgfm de torque . Nada mal para um veículo de 2,8 toneladas e capacidade para transportar seis pessoas . Vale ressaltar que a mesma plataforma do Zeekr 009 e do EM90 é utilizada pelo Lotus Eletre , que produz 600 cv de potência . Infelizmente, a Polestar é uma marca separada da Volvo hoje em dia, mas uma vanzinha esportiva seria algo no mínimo curioso.
De acordo com a Volvo, o EM90 será “um lugar para se conectar, relaxar, trabalhar ou somente pensar.” Apesar de não revelar nada em específico, podemos esperar bastante espaço interno e materiais ecológicos no interior da minivan .
O vídeo de anúncio do modelo mostra alguns detalhes como o teto solar dividido em dois elementos, sendo um para os ocupantes da primeira fileira e uma peça “panorâmica” para os demais passageiros. É possível ver pelo menos dois assentos centrais, indicando a configuração 2-2-2 .
Como é tradição nos modelos da fabricante escandinava, as lanternas traseiras terão o desenho em T e provavelmente as letras “Volvo” serão iluminadas. É possível observar também que o EM90 contará com portas corrediças dos dois lados.
Na minivan 009, o pacote de baterias possui entre 116 e 140 kwh, o que garante alcance de 700km ou 822 km no ciclo NEDC . Atualmente, o Volvo com maior capacidade de baterias é o EX90 , que é equipado com um pacote da CATL de 111 kWh e tem alcance de 600 km, segundo os suecos.