Desde a saída de Akio Toyoda da presidência da Toyota , a abordagem da marca japonesa em relação aos carros elétricos mudou drasticamente. O antigo mandatário pensava oferecer o máximo de opções de motorização ao consumidor . Entretanto, o novo CEO da empresa, Koji Sato , já afirmou que irá investir pesado em carros elétricos .
Segundo uma reportagem do Nikkei Asia , a Toyota irá triplicar a produção de veículos elétricos até o fim de 2025 , alcançando 600 mil unidades . O número é relativamente pequeno, considerando a meta inicial de Sato de 1.5 milhão de veículos elétricos até 2026 .
As metas estabelecidas pelo novo presidente são ainda mais ousadas quando se considera a quantidade total de veículos 100% elétricos vendidos pela Toyota em 2022: 24 mil unidades .
Segundo o jornal asiático, Toyota e Lexus já notificaram seus fornecedores que irão aumentar a produção. A expectativa é que 2023 termine com 150 mil carros elétricos produzidos e que, em 2024 esse número cresça para 190 mil, antes dos 600 mil ao fim de 2025.
Para aumentar a fabricação, a Toyota aposta em plataformas modulares, que podem ser produzidas de forma independente e em uma “ gigaprensa ”, que irá contar com sistema de troca de “moldes”, podendo mudar o formato da peça a ser produzida em 20 minutos , um processo que leva cerca de 24 horas para ser realizado atualmente.
Entretanto, a linha da Toyota atualmente é focada em veículos de diversos tipos de motores , sendo 17 deles com tecnologias eletrificadas , mas somente o bZ4X e o bz3 são 100% elétricos .
Entretanto, a Toyota e suas submarcas ( Lexus e Daihatsu ) preparam o lançamento de diversos modelos 100% elétricos para o futuro próximo. Uma das novidades da Toyota pode ser a picape Hilux , que já conta com um protótipo 100% elétrico , apresentado pelo antigo CEO da marca no ano passado .
Além disso, a marca já confirmou que irá apostar em SUVs elétricos na China e nos Estados Unidos no ano que vem. Além disso, a submarca Daihatsu irá desenvolver veículos comerciais leves elétricos em parceria com a Suzuki , mas ainda sem data para lançamento.
E o Brasil?
Por aqui, a marca segue apostando em carros híbridos convencionais , aqueles que utilizam o motor a gasolina para gerar energia para as baterias. Esse sistema será utilizado no inédito Yaris Cross e na nova geração do Yaris , que chegarão ao Brasil até 2025.
Carros 100% elétricos da Toyota
não devem ser oferecidos por aqui antes de 2026 ou 2027, vai depender mais do comportamento do mercado nacional em relação a esses modelos. Até lá, somente uma Hilux elétrica
, se de fato chegar ainda nesta geração, teria chance de aparecer por aqui.