A BYD está fazendo muito sucesso no mercado brasileiro. Mesmo vendendo carros de um valor mais elevado e de motorização elétrica ou híbrida , a marca superou Peugeot e Citroën nas vendas de novembro, por exemplo. Na China , a fabricante trabalha em um SUV compacto e um supercarro de 1.300 cv para demonstrar todo o potencial de sua tecnologia.
O modelo mais interessante pensando no Brasil é o SUV Yuan UP , que foi homologado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China e teve suas informações vazadas.
A novidade mede 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura. 1,67 m de altura e conta com 2,62 m de entre-eixos . Na fita métrica, o Yuan Up é posicionado entre o Dolphin e o Yuan Plus , sendo um pouco maior que o Chevrolet Tracker , por exemplo.
O modelo será oferecido em duas opções de motorização: 70 kW ou 130 kWh, e são justamente os motores utilizados pelo Dolphin e Dolphin Plus , com 95 ou 204 cv , respectivamente. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h justamente para poupar as baterias.
A capacidade das baterias e o alcance do modelo não foram reveladas, mas a autonomia deve ser próxima aos 290 km do Dolphin de entrada .
Segundo a imprensa chinesa, o Yuan Up chegará com teto solar panorâmico como um dos principais atrativos. O preço esperado é de 14 mil dólares , o que seria abaixo do cobrado pelo Yuan Plus , mas acima do Dolphin . No Brasil , isso significa valores entre R$ 149.800 e R$ 229.800 .
Esportivo 100% elétrico
Além do Yuan UP , a BYD recebeu a autorização para produzir o cupê esportivo YangWang U9 . O modelo conta com quatro motores elétricos que combinam para 1305 cv e velocidade máxima de 300 km/h .
A YangWang será oferecida pela BYD no Brasil com o SUV híbrido U8 , que entrega mais de 1.100 cv , mas ainda não se sabe sobre o esportivo. O U9 mede 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura e 2,9 m de entre-eixos, com ângulo de ataque 10 graus e ângulo de saída variando entre 12 e 15 graus , por conta de um difusor traseiro.
Apesar de pesar 2.475 kg , a fabricante promete aceleração de 0 aos 100 km/h na casa dos 2 segundos. As baterias de lítio são de 100 kWh de capacidade e terão autonomia máxima de 700 km, medidos pelo padrão chinês, conhecido por ser um dos mais otimistas do mundo.
Segundo a imprensa asiática, o U9 terá um sistema de suspensão inovador, sendo capaz de “andar em três rodas, pular e dançar” . Apesar de prometer bastante, mais detalhes serão revelados no lançamento. O YangWang U8 , por exemplo, pode flutuar em rios , mostrando a capacidade da BYD em criar tecnologias inovadoras.
Toda essa tecnologia tem um preço. A expectativa é que o supercarro elétrico seja lançado em 2024 e custe cerca de 140 mil dólares , o que em conversão direta significa R$ 693 mil . Considerando os custos de importação e com a taxação desses veículos a partir do ano que vem, é capaz de que o modelo custa perto de 1 milhão de reais .