Nesta semana, a Renault anunciou o investimento de R$ 2 bilhões no Complexo Ayrton Senna no Paraná , para a produção de um novo SUV para o segmento C, dominado por Jeep Compass e Toyota Corolla Cross .
O anúncio do investimento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geral Alckimin , do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior , do CEO da Renault na América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, do Presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo , entre outras autoridades.
O novo SUV será produzido a partir da plataforma CMF , que deverá receber adaptações leves para permitir a produção do carro de maior tamanho. Essa nova estrutura, que fará sua estréia no Kardian , permite motorização híbrida .
Em Julho, Ricardo Gondo confirmou que a Renault trabalha em um SUV com motorização híbrida flex , mas não afirmou mais detalhes. O Kardian pode sim ser o responsável por inaugurar a nova tecnologia, mas pensando em preços, no novo SUV do segmento C, a estratégia faz mais sentido .
Esse novo SUV pode chegar para brigar com Jeep Compass , Toyota Corolla Cross , GWM Haval , que são três modelos que já oferecem motorização híbrida.
"Continuamos a implementação do International Game Plan 2027, após a revelação do Renault Kardian, temos o prazer de anunciar um segundo produto em um segmento superior, fabricado no Brasil e que será exportado para toda a América Latina", explica Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault na América Latina.
Esses novos produtos fazem parte do plano Renaulution , que tem como o objetivo fazer da Renault uma marca premium e oferecer automóveis mais tecnológicos e com acabamento superior . Por conta dessa nova estratégia, o Renault Captur deixou o mercado e a produção de Kwid e Duster deve ser transferida para a Colômbia , mas com os modelos ainda vendidos no Brasil.
O novo modelo ainda não tem data para ser lançado, mas deve ser revelado oficialmente já em 2024 , com as vendas começando em 2025 , a mesma estratégia aplicada no Kardian , por exemplo.
A Renault promete três SUVs do segmento C até 2027 , então, a novidade deve vir acompanhada por algumas derivações, algo como, por exemplo, uma variante cupê e talvez uma opção de sete lugares no futuro.