Há quem não dispense o cheiro de novo na hora de comprar um carro. Desde cedo, somos educados a imaginar que um dos ápices do sucesso na vida é tirar um veículo zero quilômetro da concessionária. Remover os plásticos que encobrem bancos e tapetes, respirar fundo e sentir o cheiro de um carro que acabou de sair do forno pode ser uma sensação sublime. Aos que não têm bala na agulha para desembolsar o montante necessário para um lançamento, temos os seminovos 1.0.
LEIA MAIS: Veja 5 dicas de segurança para abastecer o carro com kit GNV
Mas você não precisa abdicar 100% da sensação de ter um carro novo. Temos ótimas opções, com até um ano de uso, que já estão disponíveis no mercado de seminovos. São modelos novos, bem conservados e pouquíssimos rodados. Para dar uma forcinha na hora da compra, a reportagem do iG Carros sugere cinco seminovos 1.0 com até um ano de uso por menos de R$ 40 mil.
LEIA MAIS: Confira os 7 carros mais caros de se manter, de acordo com o PROTESTE
1 - Renault Sandero 1.0 Expression 2016/17 - entre R$ 33 mil e R$ 35 mil
Gostou do comercial do Renault Sandero Expression que sai das concessionárias por R$ 49.990, mas não tem dinheiro suficiente? Não tem problema, pois você também não terá dificuldades de encontrar o modelo 2016/17 com pouquíssimos quilômetros rodados por algo entre R$ 33 mil e R$ 35 mil, com base nos preços que encontramos nos classificados online.
LEIA MAIS: Veja 5 surpresas que podem causar prejuízo na manutenção do seu carro
Neste estágio, a desvalorização do Sandero já terá estabilizado. Portanto, o cliente estará protegido para uma próxima revenda. Com motor 1.0, de quatro cilindros, desenvolve 80 cv e 10,5 kgfm a 4.250 rpm. Não tenha pressa, pois o compacto vai de 0 a 100 km/h em longos 14 segundos. Além do bom espaço interno, destacamos o porta-malas de 320 litros que chega a engolir hatches de patamares superiores. Boa compra, mas em 2019 o Sandero vai receber uma série de novidades no mercado sul-americano.
2 - VW Gol 1.0 Trendline 2017/17 - entre R$ 32 mil e R$ 35 mil
Releve o fato que que a Volkswagen mudou a dianteira do Gol na linha 2018 e você terá um dos hatches mais confortáveis de sua categoria. Neste caso, já estamos falando de um hatch bem montado e econômico com motor de três cilindros. Por um valor entre R$ 32 mil e R$ 35 mil, pode ser uma escolha interessante para alguém menos extravagante. Não estão previstas mudanças no Gol, pelo menos por enquanto.
LEIA MAIS: Veja 5 carros que passam mais tempo na oficina que na sua garagem
O ótimo motor 1.0, de três cilindros, rende adequados 82 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4 kgfm a 3.000 rpm. Neste caso, o 0 a 100 km/h em 12,3 segundos. Como já reforçamos em outras listas, o principal critério de compra para o Gol 1.0 é a economia de combustível. Faz 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol, segundo as informações divulgadas pelo Inmetro. Na gasolina, os números vão para 12,9 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.
LEIA MAIS: Veja 10 dicas importantes para a manutenção do seu carro
3 - Ford Ka 1.0 SE 2016/17 - entre R$ 35 mil e R$ 37 mil
A renovação da linha 2019 do Ford Ka garantiu um valor mais competitivo para o modelo SE no mercado de seminovos. Ainda mais se você estiver procurando por um hatchback confortável, econômico e dinâmico. É possível encontrar sua versão 2016/17, com poucos quilômetros rodados, por algo na casa dos R$ 36 mil. Na linha 2019, o compacto da marca americana acaba de receber uma série de novos detalhes.
Você viu?
LEIA MAIS: Conheça os 5 sedãs compactos automáticos mais econômicos do Brasil
O Ka tem um custo-benefício semelhante ao do Gol. Ambos os hatches são equipados com motores 1.0 de três cilindros, com 85 cv a 6.500 rpm e 10,7 kgfm a 3.500 rpm no caso do Ford. Dessa forma, a aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 13,9 segundos. Também destacamos o excepcional consumo de combustível, aferindo 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, de acordo com os dados do Inmetro. Abastecendo com gasolina, os números sobem para 13 km/l e 15,1 km/l, respectivamente. Bom investimento aos que procuram economizar.
LEIA MAIS: Veja as 5 picapes médias mais em conta vendidas no Brasil
4 - Hyundai HB20 1.0 Comfort 2017/17 - entre R$ 37 mil e R$ 40 mil
Nas concessionárias, o HB20 1.0 Comfort seminovo pode passar dos R$ 40 mil. Mas quem garimpar também poderá encontrar o mesmo carro a partir de R$ 37 mil nas vendas particulares. Bom investimento, considerando um hatchback pouco rodado com relação ano/modelo de 2017.
LEIA MAIS: Veja as 5 melhores centrais multimídia entre os carros populares
Em sua versão Comfort, o HB20 é um hatchback básico que traz apenas o essencial. Ar-condicionado, conectividades Bluetooth e auxiliar e volante multifuncional são alguns dos equipamentos. Equipado com motor 1.0 de 80 cv a 6.200 rpm e 10,2 kgfm a 4.500 rpm, tem potência suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos. Uma opção cheia de estilo abaixo dos R$ 40 mil. Entretanto, é bom lembrar que a nova geração do HB20 já está em testes e deverá ser lançada bno Brasil no ano que vem.
LEIA MAIS: Confira os 5 SUVs diesel mais econômicos vendidos no Brasil
5 - Chevrolet Onix 1.0 LT 2017/17 - entre R$ 37 mil e R$ 40 mil
Claro que o carro mais vendido do Brasil não poderia ficar de fora da lista. Isso garante mais confiabilidade na compra, uma vez que o Onix terá um verdadeiro arsenal de peças de reposição. A versão que sugerimos é a LT 1.0, com poucos quilômetros de uso, que já pode ser encontrada por algo entre R$ 37 mil e R$ 40 mil. Assim como o HB20, o Onix também logo será renovado. Espera-se que a nova geração chegue entre o fim do ano que vem e o início de 2020.
LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Assista ao vídeo
Apesar de não ter motor de três cilindros entre os seminovos 1.0 , a Chevrolet buscou uma solução interessante para deixá-lo mais econômico. É o único de nossa lista com câmbio de seis marchas, desafogando o motor com uma sobremarcha para a estrada, com relação mais longa, feita para economizar combustível. Dessa forma, a marca conseguiu extrair bons números de consumo da unidade 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm a 5.200 rpm, que praticamente iguala sua eficiência com motores mais modernos. De acordo com o Inmetro, o carro faz 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol, bem como 12,9 km/l e 15,3 km/l na gasolina, respectivamente.