Sempre que guirlandas de Natal começam a aparecer por nossa redação, começamos a pontuar quais foram os melhores carros que andamos no ano. Em 2018, aliás, o iG Carros bateu um recorde. Foram 103 carros que dirigimos ao longo de doze meses, considerando apenas avaliações e comparativos. Se colocássemos eventos de lançamento e prévias na ponta do lápis, o número seria bem maior. Enfim, propriedade é o que não falta para eleger os melhores carros de 2018.

LEIA MAIS: Chevrolet Camaro Cabriolet 2019: a síndrome do "underground"

Assim como no ano passado, classificaremos os carros por categorias. A única diferença em relação ao ano de 2017 ficará por conta das ausência das picapes intermediárias, dando lugar aos esportivos. Entendemos que a Fiat Toro é insuperável, vendendo cinco vezes mais que sua única rival, a Renault Duster Oroch. Neste caso, ela leva um prêmio hors concours . Confira a lista definitiva dos melhores carros de 2018 , de acordo com o iG Carros.

1 - Hatch de entrada: Ford Ka 1.0 SE - R$ 45.990

Ford Ka 1.0 2019 é um dos destaques entre os melhores carros de 2018 por conta da simplicidade e custo-benefício
Divulgação
Ford Ka 1.0 2019 é um dos destaques entre os melhores carros de 2018 por conta da simplicidade e custo-benefício

Frescor, renovação e simplicidade. Essas foram as palavras-chave que Ford utilizou ao reestilizar o Ford Ka na metade de 2018. Apesar das surpresas, equipamentos e a nova versão aventureira Freestyle, o modelo que mais agradou a nossa redação foi o 1.0 SE, básico. O consumidor que busca um carro de entrada está com o caixa apertado, e quer economizar em todos os sentidos. Neste cenário, o Ford Ka 1.0 SE surge com um sopro de sofisticação, podendo contar até mesmo com central multimídia na versão Plus, que é R$ 3 mil mais cara.

LEIA MAIS: Ford Ka 1.0: básico, renovado e bem acertado

Em nossa avaliação, destacamos como a Ford acertou ao compor um conjunto econômico com seu motor três cilindros. Ele rende 85 cv e bons 10,7 kgfm de torque a 3.500 rpm, o que garante uma agilidade um pouco acima da média entre os hatches compactos de baixa cilindrada. Entre outros recursos, o eficiente 1.0 tem duplo comando de válvulas, com variador de fase na admissão e escape e trabalha com taxa de compressão relativamente alta (12:1). De acordo com números do Inmetro, o hatch é capaz de aferir 13,5 km/l de gasolina na cidade e 15,7 km/l na estrada, números que passam para 9,2 km/l e 10,8 km/l, com etanol, respectivamente.

LEIA MAIS: Jaguar F-Type P300: gato selvagem mostra suas garras

2 - Hatch compacto: VW Polo 1.0 MPI - R$ 49.990

Neste ano, também conhecemos a eficácia do Polo 1.0 MPI entre os  melhores carros de 2018
Divulgação
Neste ano, também conhecemos a eficácia do Polo 1.0 MPI entre os melhores carros de 2018

Em 2017, demos o troféu da categoria dos hatches compactos para o Volkswagen Polo 1.6 pela quantidade de equipamentos, custo-benefício e mecânica. Este ano, a Volkswagen emplaca o bicampeonato com o modelo 1.0 aspirado que poucos colocariam como opção. Mas ele realmente surpreendeu, vencendo um comparativo acirrado contra o Chevrolet Onix, líder da categoria.

LEIA MAIS: Polo x Onix: nem sempre o líder é o melhor

Bom de dirigir, seguro e econômico. Essas são as três principais características do Volkswagen Polo que surge com motor 1.0 MPI de 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm. O câmbio de cinco velocidades tem engates precisos e curtos, pecando apenas pela ausência de uma sexta marcha. Talvez este seja um dos motivos pelos quais o Onix 1.0 é um pouco mais econômico que o Polo. O Volkswagen, entretanto, faz bons 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, e 12,9 km/l cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. 

LEIA MAIS: Fiat Argo 1.3 Drive: a versão mais equilibrada do hatch

3 - Hatch médio: VW Golf 1.4 Highline - R$ 112.190

VW Golf Highline 1.4 fecha a dobradinha da marca alemã entre os hatches eleitos junto aos melhores carros de 2018
Carlos Guimarães/iG
VW Golf Highline 1.4 fecha a dobradinha da marca alemã entre os hatches eleitos junto aos melhores carros de 2018

O título de nossa avaliação do Golf Highline trazia os seguintes dizeres: “espécie em extinção”. É muito triste ver que a maioria das montadoras estão investindo em SUVs, deixando os hatches compactos de lado. Quem realmente gosta de dirigir, entretanto, pode aproveitar bons modelos como Golf e Cruze. Aproveite enquanto ainda são vendidos, pois o Focus deixará de ser fabricado na Argentina em maio de 2019.

LEIA MAIS: VW Golf 1.4 Highline: uma espécie em extinção

Cheio de qualidades, o Golf tem todos os atributos para fazer qualquer um desistir de comprar um SUV. Nenhum entre os utilitários esportivos conseguirá ter um desempenho tão empolgante gastando pouco combustível como o hatch médio da VW. Além do refinamento, a marca alemã também aposta no conhecido 1.4 turbo, de 150 cv de potência e respeitáveis 25,5 kgfm de torque. 

LEIA MAIS: Marcedes-Benz C200 EQ Boost: nova versão mostra avanços

4 - Sedã de entrada: Hyundai HB20S 1.0 - R$ 45.830

O Hyundai HB20S está para mudar, mas continua surgindo entre os  melhores carros de 2018
Divulgação
O Hyundai HB20S está para mudar, mas continua surgindo entre os melhores carros de 2018

Não espere por uma nova geração do HB20S nos próximos meses. Isso deverá ficar para o fim de 2019, se tudo correr conforme o cronograma da marca. Mas até lá, o modelo 1.0 continua sendo uma boa opção para quem procura um carro bem equipado, podendo contar até mesmo com central multimídia com conectividades Apple CarPlay e Android Auto.

LEIA MAIS: Hyundai HB20S 1.0: receita de sucesso, mas que pede mudanças

Em se tratando de um sedã 1.0, o HB20S se destaca por oferecer um pacote um pouco mais refinado que se espera de um compacto de baixa cilindrada, apesar de cobrar mais por isso. Espere por repetidores de direção nos retrovisores, chave do tipo canivete, computador de bordo e rodas de aro 15 polegadas como equipamentos de série. Ele ainda traz o competente motor de três cilindros, que rende 80 cv e bons 10,2 kgfm de torque a 4.500 rpm que funciona bem com o câmbio manual de cinco marchas, com relações um pouco curtas para dar agilidade.

5 - Sedã compacto: Volkswagen Virtus 1.6 MSI - R$ 64.390

A grata surpresa entre os  melhores carros de 2018 é o sedã Virtus, que desbancou os rivais City, Yaris e Cronos
Renato Maia/iG
A grata surpresa entre os melhores carros de 2018 é o sedã Virtus, que desbancou os rivais City, Yaris e Cronos

Apenas para refrescar a memória, o Honda City foi o campeão na categoria dos sedãs compactos em 2017. Todos os fatores estavam a favor do modelo, que ainda não contava com a presença de dois rivais importantíssimos: Cronos e Virtus . O comparativo que publicamos em abril foi a matéria mais acessada do mês, causando uma grande manifestação entre os leitores.

LEIA MAIS: Fiat Cronos e VW Virtus se enfrentam, ambos com câmbio manual

Tal como no comparativo, o troféu de sedã compacto do ano vai para o Virtus. A Volkswagen mostrou que seu carro é mais silencioso, equilibrado e ágil. Enquanto o motor 1.8 do Cronos é herdado do antigo Punto, a marca alemã se beneficia de um conjunto mecânico mais moderno. Estamos falando do 1.6 MSI de 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque. Com etanol, o modelo é capaz de aferir 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Os números sobem para 11,9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, com gasolina.

LEIA MAIS: Mitsubishi Eclipse Cross 2019: o segredo do equilíbrio

6 - Sedã médio: Toyota Corolla 2.0 XRS - R$ 111.270

Toyota Corolla XRS conquista o bicampeonato entre os  melhores carros de 2018. Em 2017, a versão Altis foi eleita
Renato Maia/iG
Toyota Corolla XRS conquista o bicampeonato entre os melhores carros de 2018. Em 2017, a versão Altis foi eleita

Foram várias as ocasiões em que o Corolla, campeão da categoria dos sedãs médios em 2017, esteve a nossa redação. Em todas, ficamos impressionados com sua qualidade, desempenho e economia de combustível. Havia a expectativa de que o VW Jetta viesse com um pacote mais arrasador e esportivo, mas isso infelizmente ficou para 2019. Por conta disso, optamos por manter o Corolla como o destaque de 2018.

LEIA MAIS: VW Jetta 2019 enfrenta o rival Toyota Corolla em disputa acirrada

Com um pacote estético esportivo, o Corolla XRS ficou ainda mais atraente e descolado. Com motor 2.0 de 154 cv de potência e 20,7 kgfm de torque, o sedã japonês não nega desempenho, beneficiando-se do fato de ser aspirado para largar um pouco mais à frente que o Jetta. O câmbio CVT que simula sete marchas é um dos mais surpreendentes da categoria, contando ainda com aletas para efetuar as trocas de marcha por trás do volante. Enfim, um carro que deixou saudades.

7 - SUV compacto: Citroën C4 Cactus 1.6 THP - R$ 94.990

Citröen C4 Cactus estreou este ano e já levou a categoria de dos SUVs entre os melhores carros de 2018
Divulgação
Citröen C4 Cactus estreou este ano e já levou a categoria de dos SUVs entre os melhores carros de 2018

No ano passado, demos o prêmio de SUV mais legal do ano para o Hyundai Creta 1.6. Nada mais justo que colocá-lo à frente do lançamento da Citroën, o novo C4 Cactus . Você poderá conferir o comparativo no link abaixo para entender mais sobre os fatores que nos levaram a coroar o SUV francês.

LEIA MAIS: Citroën C4 Cactus e Hyundai Creta se enfrentam no dia a dia

Por cerca de R$ 3 mil a mais, o Citroën consegue entregar mais que o rival, não apenas na questão de consumo e desempenho. No pacote de equipamentos, do modelo da PSA há itens como controles de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus e ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis. O motor 1.6 turbo entrega 173 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em incríveis 7,6 segundos.

LEIA MAIS: Toyota RAV4: modelo 4x2 revela seus valores tangíveis

8 - SUV médio: VW Tiguan 1.4 Allspace - R$ 149.990

Não esquecemos dos SUVs de sete lugares entre os  melhores carros de 2018. O VW Tiguan 1.4 Allspace é o destaque
Divulgação
Não esquecemos dos SUVs de sete lugares entre os melhores carros de 2018. O VW Tiguan 1.4 Allspace é o destaque

Peugeot 5008 e Volkswagen Tiguan Allspace são as melhores opções para quem procura um SUV médio de sete lugares na casa dos R$ 150 mil. O SUV da marca alemã se destaca pelo pacote de equipamentos e conjunto mecânico esportivo, levando o prêmio da categoria com algumas ressalvas.

LEIA MAIS: VW Tiguan Allspace x Peugeot 5008: batalha entre SUVs de 7 lugares

Admitimos que o Peugeot 5008 é mais interessante em seu visual, trazendo a estética das passarelas para as ruas com um design arrasador. O ponto em que o Tiguan conquista nosso coração é pela dinâmica e o ótimo motor 1.4 turbo que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Ele incorpora diversos elementos do Golf para assegurar que sua condução seja confortável, dinâmica e divertida. 

9 - Picape média: Chevrolet S10 Midnight - R$ 166.690

Chevrolet S10 Midnight é a versão descolada da picape média entre os melhores carros de 2018
Renato Maia/Falando de Carro
Chevrolet S10 Midnight é a versão descolada da picape média entre os melhores carros de 2018

Algumas picapes muito boas passaram por nossa redação, como Hilux e Frontier. Cada uma tem o seu público alvo, sendo que o modelo da Toyota é para os mais racionais e a Nissan para aqueles que não se importam de colocar os pés na terra batida. Neste cenário, optamos por coroar a Chevrolet S10 Midnight pela sofisticação e usabilidade urbana.

A Frontier é o tipo de picape que enfrenta qualquer desafio, mas seu acerto mais aventureiro acaba prejudicando a dinâmica na cidade. A suspensão, por exemplo, pula com as imperfeições do solo - ainda que a Ranger seja autoridade neste quesito. A S10, por outro lado, tem um comportamento mais estável e urbano. Vem equipada com motor 2.8 TurboDiesel, de 200 cv, câmbio automático de seis marchas sequenciais, sistema 4X4, controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampas, que não permite que o veículo recue em saídas íngremes.

10 - Esportivo: Ford Mustang GT Premium - R$ 315.990

Não há um esportivo no Brasil que seja tão arrasador entre os melhores carros de 2018 que o Ford Mustang GT Premium
Caue Lira/iG
Não há um esportivo no Brasil que seja tão arrasador entre os melhores carros de 2018 que o Ford Mustang GT Premium

Olhando para trás, vemos que 2018 foi um ano muito especial para os fãs da esportividade de diversos bolsos. Para começar, tivemos a chegada dos novos Audi RS3 e TT RS. Em seguida, vieram Honda Civic Si e Porsche 718 Boxster, acompanhados por Kia Stinger, BMW M5, Mercedes-AMG GT 63 S e as reestilizações de Chevrolet Camaro e VW Golf GTI. Mas entre tantos lançamentos, o Ford Mustang GT Premium foi o grande destaque, com mais de 900 unidades vendidas durante nove meses de vendas.

LEIA MAIS: Ford Mustang GT: o esportivo indomável de 466 cv

A receita do sucesso? O seu motor 5.0 V8 de 466 cv e 55,3 kgfm de torque. O Mustang também se mostra um carro muito prático por conta da suspensão e amortecedores com fluidos magnéticos, que se adaptam conforme o modo de condução. Vai até o supermercado? Basta colocar no modo conforto para o muscle car ficar macio e suave. Se você estiver indo para o track day, o modo pista despertará toda a maldade de um esportivo intrépido da marca americana que surge entre os melhores carros de 2018 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!