Em tempos de engenharia com inteligência artificial, nanotecnologia e otimização da mobilidade, a indústria automotiva está cada vez menos voltada a desenvolver carros que não sejam apenas eficientes. Preocupação com o meio ambiente, preço dos combustíveis e o próprio marketing acirram a competição por quem desenvolve os melhores motores, o componente que mais vai impactar no bolso.
LEIA MAIS: Conheça os 10 melhores carros que andamos durante 2018
A seguir, primeiramente, mostramos os 5 melhores motores disponíveis no Brasil, escolhidos pela redação de iG Carros. E os 10 campeões do mundo de acordo com os critérios adotados pelo site norte-americano Wards Auto.
1 - VW TSi
Não resta dúvida de que o motor 1.0 turbo flex , com injeção direta e três cilindos, fabricado pela VW, faz parte da lista dos 5 melhores disponíveis no Brasil. Consegue aliar bom desempenho com economia de combustível. Rende até 128 cv de potência, no Golf Comfortline, que deixou de ser oferecido no Brasil, onde o hatch médio pode ser encontrado apenas na versão esportiva GTI. No caso do Up! TSi, o 1.0 turbo consegue fazer 14 km/l de gasolina na cidade e 16,1 km/l na estrada, de acordo com dados do Inmetro.
2 - Ford 1.0 Ti-VCT
Entre os motores aspirados de baixa cilindrada o 1.0 da Ford se destaca pelo bom nível de eficiência como fruto de um projeto bem moderno. Há variadores de fase na admissão e no escape, taxa de compressão relativamente alta (12;1), cabeçote de alumínio, correia com lubrificação permanente e sistema de arrefecimento de duplo estágio, entre outros recursos.
3 - Peugeot 1.2 Puretech
O 208 com motor 1.2 pode estar longe dos campeões de vendas do segmento, mas tem um dos melhores motores disponíveis no Brasil. Tem 90 cv e bons 13 kgfm de torque em baixa rotação (2.750 rpm), o que favorece a agilidade no dia a dia. Bom também é que gasta pouco combustível, com incríveis 15,1 km/l de gasolina e 16,9 km/l na estrada, ainda conforme o Inmetro. Itens como paredes dos cilindros de atrito reduzido e duplo comando no cabeçote, variadores de fase e peças de materais leves e resistentes dão eficiência.
LEIA MAIS: Os 10 interiores de carros mais bonitos do ano. Veja a lista completa
4 - Citroën C4 Lounge 1.6 THP
Desenvolvido em parceria entre a PSA e a BMW, o motor 1.6 flex THP também merece estar entre os 5 melhores disponíveis no Brasil. Com apenas etanol no tanque, rende 173 cv e interessantes 24,5 kgfm de torque a meros 1.400 rpm com ajuda de recursos como variadores de fase, pistões refrigerados por jatos óleo e fabricação com materiais leves e resistentes, como alumínio.
5 - GM Equinox 2.0 turbo
Também disponível na versão mais em conra do Camaro vendido nos Estados Unidos, o motor 2.0 turbo que a GM oferece no SUV Equinox também entra na lista. Surpreende pelo fôlego de sobra: 262 cv e nada desprezíveis 37 kgfm de torque a 4.500 rpm. Ouse a pressionar no pedal da direita com vontade e o Chevrolet Equinox dispara como um esportivo empolgante.
6 - BMW 540i - 3.0, de seis cilindros, turbo
Desde 2016 é considerado um dos melhores motores do mundo por sua robustez e eficiência. Traz as vantagens que somente os componentes “overengineered” — projetados para suportar mais estresse do que sofrem em suas aplicações — conseguem proporcionar, uma vez que entregam mais ou menos desempenho a depender de qual modelo da marca ele foi instalado, sem qualquer diminuição da durabilidade. Se existem as plataformas modulares, esté é um “motor modular”, uma vez que equipa os modelos X3 e X4 M40i, X5 e X7 40i, 540i e 640i, bem como o Z4 M40i, os Série 1 e 2 M40i, e o novo Toyota Supra.
7 - Chevrolet Silverado - GM L87 EcoTec3: 6.2 V8
Apesar do tamanho imenso, é um dos motores mais ecológicos de sua categoria. Por produzir muito torque, é capaz de funcionar com menos cilindros em regimes de funcionamento menos exigentes, através de um sistema de gerenciamento de injeção que analisa puramente o consumo de combustível. Se o pé afundar um pouco mais, as picapes Silverado e Sierra (que recebem o V8) entregam até 420 cv e 63 kgfm.
LEIA MAIS: Confira os 5 melhores SUVs de até R$ 150 mil que experimentamos
8 - Ford Mustang V8
Aqui o foco está no custo-benefício. Enquanto a Silverado topo de linha do tópico anterior, por exemplo, custa US$ 46.190 (R$ 175.500), o Mustang GT, que já vem completo de série, sai por US$ 36,350 (R$ 138.130), mas com 466 cv e 56,7 kgfm. Além do mais, na versão Bullit desenvolve 480 cv, que são o suficientes para sentir uma diferença considerável no desempenho. Trata-se de um motor de funcionamento elástico, pois apesar de ser um V8, desenvolve o pico de torque às 4600 RPM e o pico de potência às 7000 rpm, com limitador de giro nos 7500 rpm. E mesmo assim não é tão “beberrão” para a sua categoria, uma vez que faz 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
LEIA MAIS: Confira quais são as melhores versões dos carros mais vendidos do Brasil
9 - Ford F-150 Turbodiesel 3.0 V6
Equipa a picape F-150, que apesar de seus 1838 kg, garante uma média de 11 km/l entre cidade e estrada, segundo o “Inmetro” norte-americano Code of Federal Regulations. Além disso, não deixa de oferecer boa potência, com seus 325 cv e 55,3 kgfm. Vale lembrar que, por esse e outros motivos, a picape é o carro mais vendido dos EUA por 36 anos consecutivos.
10 - Honda Accord Atkinson-cycle 2.0 i-VTEC hibrido
Com a saída de linha do antecessor V6 de 280 cv, a nova motorização do Accord chega para oferecer números modernos a um carro de concepção conservadora. São eles 20,5 km/l de média, 212 cv e 32,1 kgfm, mas em um conjunto que promete mais agilidade, devido aos mais de 80 kg a menos. Outro grande trunfo, segundo a montadora, é o silêncio ao volante, uma vez que o motor de ciclo Atkinson gera menos ruídos, além de mais eficiência.
11 - Hyundai Nexo EV: Célula de hidrogênio
O SUV é outra alternativa para o futuro. Consegue gerar 161 cv e 19,9 kgfm, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, de acordo com os números da fabricante. Mas o que impressiona é a autonomia de 800 km, o que é 215 km a mais que a do iX35. Bom também é que é preciso apenas 30 segundos para abastecer completamente.
LEIA MAIS: eja os 5 melhores hatches compactos que já experimentamos de até R$ 80 mil
12 - Hyundai Kona EX: Motor híbrido plug-in
A versão com maior desempenho traz uma bateria de 64 kWh, que aliado a um motor a combustão de 204 cv, fornece autonomia para cerca de 470 km. Esta versão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar aos 167 km/k limitados eletronicamente. Para recarregar até o máximo, demora pouco mais de uma hora.
13 - Infiniti 2.0 turbo com compressão variável
Vem equipado no SUV grande QX50, com taxa de compressão que varia entre 8:1 e 14:1. Esta tecnologia baseia-se num sistema articulado que amplia ou reduz o alcance dos pistões. Quando está em 8:1, a capacidade de desempenho é otimizada (pois aumenta a pressão do turbo), e quando desenvolve 14:1, a eficiência de consumo de combustível é privilegiada. Debita até 268 cv e 35 kgfm, levando-o de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e aos 230 km/h. O consumo anunciado é de 11,5 km/l, o que para um carro de seu porte, é bem impressionante.
LEIA MAIS: Os 10 hipercarros mais insanos do mundo. Veja a lista completa
14 - Lexus UX 250h - 2.0 hibrido de ciclo Atkinson
Traz motor híbrido de 176 cv e 20,8 kgfm na dianteira, e um motor elétrico atrás, com 180 células de 1,2 V cada, para uma voltagem total de 216 V e bateria de 24 kW. Juntos fornecem tração integral, o que aprimora a dirigibilidade e aumenta o controle. Com isso, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, um bom número considerando que estamos falando de um carro híbrido com motor a combustão aspirado que pesa 1.635 kg.
15 - RAM 1500 - FCA Pentastar 3.6 V6 com assistência elétrica
Equipado no RAM 1500 e no Jeep Grand Cherokee, gera no SUV 241 cv, ou 305 cv na picape. Nela, garante um consumo médio de 9,4 km/l (pouco menos na cidade e pouco mais na estrada). Quando se compara o motor Pentastar V6 com o opcional Hemi V8 para a picape, o primeiro promete oferecer mais agilidade e dinâmica, devido ao peso reduzido. Em geral, tara-se de um dos melhores motores entre os carros importados.