Após muita espera, a Renault finalmente divulgou o nome do seu novo SUV nacional . Batizado de Kardian , o modelo será revelado no dia 25 de outubro e terá a América Latina como seu primeiro mercado.
O Kardian marca o início da produção da plataforma CMF-B na fábrica de São José dos Pinhais . Segundo a marca, o SUV é responsável por começar uma nova ofensiva de produtos para a América Latina. Mais detalhes sobre essa estratégia serão revelados no lançamento do veículo.
Baseado no Stepway europeu , a missão do Kardian será de posicionar a marca no segmento de SUVs baseados em hatches e com motor 1.0 turbo , bem como substituir o antigo Sandero (chamado agora só de Stepway ) e também Logan e Captur , modelos que deixarão de ser oferecidos no Brasil até o fim do ano.
Além de substituir esses carros, o Kardian pode ser também o primeiro híbrido da marca francesa a ser oferecido e até mesmo fabricado no Brasil. O presidente da fabricante, Ricardo Gondo, já afirmou que os engenheiros trabalham no projeto de um veículo eletrificado , mas não precisou data de lançamento nem modelo que vai trazer a tecnologia, mas a plataforma CMF-B permite o uso de eletrificação leve e até a produção de modelos 100% elétricos .
Ao que tudo indica, a ideia da Renault é oferecer veículos que possuam maior valor agregado , deixando Sandero e Logan para trás. Já sabemos, por exemplo, que a novidade será equipada com motor 1.0 turbo flex , mas sem cavalaria informada. O câmbio deverá ser automático do tipo CVT , que já equipa os motores 1.3 Tce da Duster e Oroch .
Em termos de dimensões, não foram vazadas nenhum tipo de informação, mas o porte da novidade deverá ser bastante similar ao Stepway
europeu
, que mede 4,09 metros de comprimento
, 2,60 m de entre-eixos
, 1,58 m de altura
e 1,75 m de largura
.