Enquanto no Brasil aguardamos a chegada da reestilização da Volkswagen Amarok , na Europa , o modelo já está em sua segunda geração desde julho de 2023. Por lá, a picape oferece mais tecnologia , um visual mais arrojado e mais segurança . No entanto, em comparação com a primeira geração distribuído ao Brasil e toda América Latina, a nova geração da picape vendeu bem abaixo.
A segunda geração da Amarok é produzida em conjunto com a Ford Ranger , na África do Su l, e atende aos mercados da Europa, África, Oriente Médio e Oceania . No ano de 2023, foram comercializadas 21.800 unidades.
Em comparação, na América Latina , a antiga geração registrou 44.800 emplacamentos, uma diferença de 23 mil unidades. Algo curioso, considerando que a segunda geração é oferecida em mais países do que o modelo produzido no país vizinho.
No Brasil, a Amarok tem perdido terreno no mercado a cada ano. Sua atratividade, até então, era impulsionada por ser a picape mais potente à venda no país. Contudo, com a chegada da Ford Ranger Raptor , a Amarok perdeu essa posição de destaque. Em 2023, foram vendidas apenas 7.978 unidades , colocando a picape atrás de todas as concorrentes no segmento de picapes médias.
Na Argentina, onde é fabricada em Pacheco, a Amarok mantém seu destaque , com 29.800 unidades vendidas, ficando atrás apenas da Toyota Hilux , que registrou 30.694 exemplares vendidos.
Por aqui, a expectativa é receber em breve a nova reestilização da Amarok. O visual, que já foi vazado , apresenta semelhanças com a nova Saveiro . Além disso, o interior deverá incorporar o novo volante da Volkswagen , a central multimídia VW Play (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e um painel de instrumentos totalmente digital . Quanto à motorização, espera-se que o motor 3.0 V6 permaneça, oferecendo 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque.