Durante o anúncio do investimento de R$ 9 bilhões na América Latina até 2028 , o Presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom , reforçou que o Gol não irá retornar ao mercado . Entretanto, deu dicas de um dos próximos modelos da marca que, ironicamente, poderiam ser utilizadas para descrever um hipotético retorno do Gol , considerando, claro, que as declarações do executivo foram para despistar .
Durante a apresentação, o executivo confirmou que a fábrica de Taubaté , atualmente responsável pela produção de Polo e Polo Track , irá receber um novo modelo e que será um carro “bem icônico” . Icônico é uma das palavras que podem ser utilizadas para descrever o Gol , que foi comercializado no Brasil por 42 anos de forma ininterrupta , e teve suas últimas unidades saindo exatamente de Taubaté .
Desde o fim do Gol , o Polo assumiu a posição de carro mais vendido da Volkswagen , com o Polo Track sendo o mais acessível da marca . É difícil pensar em um modelo tão icônico da marca alemã no Brasil quanto o Gol, somente o Fusca teria tanto apelo.
Não são novos os rumores de que o Gol se torne um SUV compacto . Na realidade, esse tema é especulado desde antes mesmo do fim da produção do modelo ser decretada. Com o público preferindo SUVs de todos os tamanhos, um SUV de entrada com o nome Gol pode ser perfeito para a gama da marca .
Além disso, em uma estratégia comercial avançada, seria um marco para a Volkswagen no Brasil se o primeiro híbrido 100% nacional fabricado pela marca fosse o Gol .
Em 1988, por exemplo, o Gol foi o primeiro carro produzido no Brasil a contar com injeção de combustível e em 20 03 o primeiro carro do país a ser oferecido com tecnologia bi-combustível, conhecida popularmente como Flex .
No ano passado, o CEO da Volkswagen Global, Thomas Schäfer , declarou que alguns nomes tradicionais e importantes como Golf e Tiguan serão mantidos em produção pela VW na sua fase de eletrificação na Europa , considerando os mercados, o Gol seria nosso equivalente.
Nomes de sucesso mantém bom desempenho no mercado
Nos últimos anos, a Fiat mudou completamente seu portfólio, retirando de linha nomes como Uno , Palio e Siena . A Strada ganhou uma segunda geração completamente renovada , e conquistou a liderança do mercado brasileiro nos últimos três anos .
Enquanto era produzido, o Gol ainda mantinha bons números de vendas , puxado pelas vendas diretas, é bem verdade. Entretanto, ressuscitar o nome, que ainda é muito forte na lembrança de muitos brasileiros , pode fazer sentido do ponto de vista comercial. Até hoje o Gol ainda é muito cotado no mercado de usados, por exemplo .
E se o gol não voltar, e sim algum familiar?
A família Gol era composta também por Voyage , Saveiro e Parati . Com a redução cada vez maior do número de vendas de sedãs no mercado , o Voyage dificilmente terá uma terceira geração, enquanto a Saveiro segue em produção .
Dos quatro, resta apenas a Parati , que deixou as fábricas em 2012 para ceder espaço para o SpaceFox . O segmento de peruas está praticamente extinto no mercado, entretanto, a Chevrolet Spin e o Citroën C3 Aircross são duas opções de modelos de sete lugares relativamente acessíveis e pertencem a um segmento onde a Volkswagen não oferece nenhum representante.