Em celebração ao seu novo ciclo de investimentos no Brasil , a Volkswagen promoveu uma visita do presidente da república à sua fábrica em São Bernardo do Campo em uma unidade do Virtus especialmente preparada para a ocasião.
Chamado de Virtus Cabrio , a unidade exclusiva une elementos das versões Exclusive , a topo de linha, com a Highline . Externamente, trata-se de um modelo Highline, mas com as rodas de 18 polegadas e acabamento diamantado oferecidas somente no Virtus Exclusive .
Internamente, o Virtus Cabrio traz o mesmo acabamento da versão Exclusive , com bancos de couro com costuras em cor contrastante. O motor é o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque , com transmissão automática de seis marchas .
Segundo a marca, a área de Desenvolvimento de Produto teve seis semanas para entregar o produto e sua produção demandou esforços de cerca de 30 funcionários , com suporte do setor de Qualidade.
“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.
De acordo com a Volkswagen, após a remoção do teto, foram feitos os reforços para garantir a rigidez necessária. O assoalho do Virtus Cabrio foi alongado, pensando em proporcionar mais conforto para os ocupantes traseiros, que ganharam assentos exclusivos
Além disso, o modelo ganhou peças de acabamentos únicas como o fechamento de colunas, portas, tanque de combustível e uma barra transversal na região da coluna B para proporcionar apoio para os ocupantes traseiros, que foram o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Histórico da Volkswagen com carros especiais para presidentes
Essa não é a primeira vez que um presidente da república faz uma visita à Volkswagen e utiliza um carro especial . O primeiro foi Juscelino Kubitschek em 1959 , seguido de Itamar Franco em 1993 , ambos em fuscas conversíveis . Lula esteve presente em outras duas visitas, em 2003 e 2005, quando utilizou, respectivamente, um Polo Sedan e um Fox , também conversíveis.
O destino do Virtus Cabrio será o acervo da Garagem VW , localizado na ala 5 da fábrica da Anchieta . Por lá, o sedã terá companhia dos demais modelos já fabricados e comercializados pela marca no Brasil, além de protótipos como o BY , baseado no Gol, e o VEMP , desenvolvido pela engenharia brasileira da Volkswagen para uso do exército, além claro, dos demais modelos utilizados por presidentes.