Volkswagen Virtus Conversível foi criado especialmente para receber o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Virtus Conversível foi criado especialmente para receber o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin

Em celebração ao seu novo ciclo de investimentos no Brasil , a Volkswagen promoveu uma visita do presidente da república à sua fábrica em São Bernardo do Campo em uma unidade do  Virtus especialmente preparada para a ocasião.

Chamado de Virtus Cabrio , a unidade exclusiva une elementos das versões Exclusive , a topo de linha, com a Highline . Externamente, trata-se de um modelo Highline, mas com as rodas de 18 polegadas e acabamento diamantado oferecidas somente no Virtus Exclusive .

Internamente, o Virtus Cabrio traz o mesmo acabamento da versão Exclusive , com bancos de couro com costuras em cor contrastante. O motor é o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque , com transmissão automática de seis marchas .

Segundo a marca, a área de Desenvolvimento de Produto teve seis semanas para entregar o produto e sua produção demandou esforços de cerca de 30 funcionários , com suporte do setor de Qualidade.

“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.

Volkswagen Virtus Cabrio precisou passar por adaptações
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Virtus Cabrio precisou passar por adaptações

De acordo com a Volkswagen, após a remoção do teto, foram feitos os reforços para garantir a rigidez necessária. O assoalho do Virtus Cabrio foi alongado, pensando em proporcionar mais conforto para os ocupantes traseiros, que ganharam assentos exclusivos

Além disso, o modelo ganhou peças de acabamentos únicas como o fechamento de colunas, portas, tanque de combustível e uma barra transversal na região da coluna B para proporcionar apoio para os ocupantes traseiros, que foram o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Histórico da Volkswagen com carros especiais para presidentes

Lula e Geraldo Alckmin desfilaram em Virtus criado especialmente para a ocasião Ricardo Stuckert/PR
Para comemorar 15 milhões de carros produzidos em São Bernardo, Lula desfilou em Fox conversível Ricardo Stuckert/PR
Para comemorar os 50 anos da fábrica da rodovia Anchieta, Lula desfilou em um Polo Sedan conversível Divulgação
Para o retorno da produção do Fusca em 1993, Itamar Franco, então presidente, desfilou em uma unidade conversível Divulgação
Juscelino Kubitschek desfilou em um Fusca conversível na inauguração da fábrica da Anchieta em 1959 Divulgação

Essa não é a primeira vez que um presidente da república faz uma visita à Volkswagen e utiliza um carro especial . O primeiro foi Juscelino Kubitschek em 1959 , seguido de Itamar Franco em 1993 , ambos em fuscas conversíveis . Lula esteve presente em outras duas visitas, em 2003 e 2005, quando utilizou, respectivamente, um Polo Sedan e um Fox , também conversíveis.

O destino do Virtus Cabrio será o acervo da Garagem VW , localizado na ala 5 da fábrica da Anchieta . Por lá, o sedã terá companhia dos demais modelos já fabricados e comercializados pela marca no Brasil, além de protótipos como o BY , baseado no Gol, e o VEMP , desenvolvido pela engenharia brasileira da Volkswagen para uso do exército, além claro, dos demais modelos utilizados por presidentes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!