A Toyota apresentou nesta quarta-feira (03) seu mais novo SUV na Índia, o Urban Cruiser Taisor , posicionado abaixo do Urban Cruiser Hyryder como utilitário mais acessível da marca no país.
O novo produto é fruto da parceria que a Toyota possui com a Suzuki no mercado local, sendo o sexto veículo derivado dessa união. Baseado no Suzuki Maruti Fronx , o novo SUV custa 773 mil rúpias indianas, o equivalente a R$ 47 mil em conversão direta .
Visualmente, o novo Toyota traz uma grade frontal similar a vista no Corolla Cross atual, e faróis em dois elementos, assim como o Fronx. O design lateral conta com apliques plásticos na base das portas e nos arcos de roda, que possuem um desenho que passa a impressão de muscularidade para o SUV compacto .
A traseira conta com lanternas de LED, conectadas por uma barra iluminada com a mesma tecnologia. A tampa do porta-malas apresenta um tamanho bem compacto e uma posição bem elevada. O para-choque traseiro é uma peça de dimensões avantajadas e se destaca pelo desenho das laterais e pelos apliques plásticos em preto e cinza.
Internamente, o Urban Cruiser Taisor conta com central multimídia de 9 polegadas sensível ao toque e com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay , ar-condicionado digital e automático , carregador de celular por indução , câmera 360º e head-up display.
Além disso, a Toyota ainda promete conectividade com smartwatch e partida remota utilizando o smartphone . O painel de instrumentos é analógico, mas oferece uma pequena tela digital que funciona como computador de bordo.
Segundo o site da Toyota, o Urban Cruiser Taisor mede 3,99 m de comprimento; 1,76 m de largura; 1,55 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O espaço para malas é de 308 litros. Em termos de dimensões, o novo SUV da Toyota chegaria para competir com Fiat Pulse e Renault Kardian , por exemplo, sendo um pouco menor que os rivais.
Na Índia, o Taisor é oferecido com motor 1.2 aspirado de 89 cv e 11,5 kgfm de torque na gasolina ou 77,5 cv e o mesmo torque nas versões que aceitam gás natural . A transmissão é sempre manual de cinco marchas. Segundo a Toyota, o Urban Cruiser Taisor pode fazer até 22,8 km/l .
As versões mais caras serão equipadas com motor 1.0 turbo de 100 cv de potência e 15 kgfm de torque , junto de uma transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades . Independente da versão, os freios são a discos nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras. A suspensão é McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira .
Chega no Brasil?
Considerando a estratégia da Toyota , dificilmente o Taisor seria oferecido por aqui. Tradicionalmente, a fabricante japonesa comercializa apenas seus projetos próprios no mercado brasileiro. O Etios , por exemplo, era um projeto Toyota criado e desenvolvido na Índia, ao contrário do Taisor, que deriva de um modelo Suzuki .
Por aqui, devemos receber os modelos produzidos a partir da plataforma DNGA , uma derivação mais simples da TNGA, que deverá permitir modelos mais acessíveis e com tecnologia híbrida.
O suv cotado para o nosso mercado é o Yaris Cross , revelado em maio do ano passado na Tailândia e que já roda em testes por aqui. Uma das vantagens do Yaris Cross em relação ao Taisor, por exemplo, é o tamanho maior e motor 1.5 aspirado já conhecido na gama da marca, com a possibilidade de eletrificação.
A expectativa é que o Yaris Cross chegue para ser o Toyota híbrido mais acessível do país e disputar espaço com Hyundai Creta, VW T-Cross, Chevrolet Tracker, entre outros.